.
Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos
E-Mail
[email protected]
Data:
01/03/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Carnaval S/A

Nos bastidores da ingênua expressão - vamos brincar no carnaval - se desenvolve um megaevento empresarial que faz com que a economia brasileira produza o maior "PIB/hora", da indústria brasileira de turismo.

O milionário carnaval verde-amarelo pode perfeitamente ser o "abre-alas" do nosso turismo, reunindo todas as condições para provocar um zoom na percepção dos estrangeiros focando a beleza inigualável da Amazônia e do pantanal, o calor dos milhares de quilômetros de nossas praias, o sabor das nossas frutas, a diversidade da nossa fauna, o charme das nossas serras e a incorrigível alegria da nossa gente. Apenas um lembrete: não vamos confundir explorar o turismo, com explorar o turista. O intercâmbio de informações e experiências que o turismo proporciona, através do conhecimento de usos e costumes, competências e habilidades, estilos de vida e cultura geral, traz inúmeros benefícios para visitados e visitantes, ampliando a perspectiva da paz entre os povos. É um empreendimento estratégico para o desenvolvimento econômico e social, pois o turismo interno, e externo, se constitui na maior indústria mundial na geração de divisas e de empregos, requerendo investimentos em limpeza pública, infra-estrutura física, segurança e qualificação de mão-de-obra.

Como expressão maior da nossa cultura popular, o carnaval movimenta milhões de reais, não apenas nos quatro dias e na mais famosa das passarelas - a Marques de Sapucaí - do Rio de Janeiro, mas nos clubes, nas ruas, em casas de espetáculo e em eventos sazonais no país e no exterior, o ano todo. O sucesso do carnaval deve ser creditado ao trabalho das escolas de samba, blocos, frevo, trios elétricos, e diversas manifestações regionais, cuja diversidade é a expressão maior da riqueza da nossa musicalidade. O incentivo para parcerias estratégicas dessas agremiações, com a iniciativa privada e o poder público, aumentará os benefícios essenciais à população, através de atividades esportivas, artísticas, educacionais, recreativas e de prevenção à saúde, que muitas já fazem com muita competência. O carnaval deixa, também, uma generosa contribuição para a gestão empresarial, quando coloca na passarela milhares de sambistas com perfeita noção de tempo e de espaço, resultado de um planejamento estratégico elaborado com muita criatividade para baixar custos e aumentar os efeitos especiais.

Fica perfeitamente evidenciado que, ao som do simples apito, dos seguidores do lendário mestre André - bateria nota 10 - descortina-se um exemplar estilo de gestão que não devemos ignorar, embora parte de seus integrantes, só tenha como diploma a indispensável sabedoria conquistada na "universidade da vida". Desde a primeira escola de samba "Deixa Falar", nascida em 1918, que a empregabilidade, - soma das competências e das habilidades - também, se faz presente em todos os sambódromos do país, pois exige que os integrantes das escolas dancem, cantem, façam evoluções e interpretem o papel que estão representando por meio de suas fantasias. O carnaval é uma autêntica ópera de rua. Na maior, e na mais fantástica festa coletiva do planeta, por algumas horas o sonho da igualdade social acontece no asfalto, na mistura de raças, cores, crenças, hierarquias, profissões, idiomas, e de todas as classes sociais.Concluo que o turismo é uma das mais promissoras indústrias do futuro, pois tem entre os seus fatores motivacionais a nova estrutura do mercado mundial de trabalho, as mudanças no estilo e na expectativa de vida das pessoas, e os versos do brilhante escritor argentino, Jorge Luiz Borges (1899-1987): "viajaria mais, subiria mais montanhas, nadaria mais rios, iria à lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e contemplaria mais entardeceres".

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.