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Autor:
Ignacio Fraga
Qualificação:
Diretor de Operações e Responsável pelo Departamento de Terceirização da Tradeworks
E-Mail
[email protected]
Data:
03/04/03
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Por Que Terceirizar as Atividades de Comércio Exterior?

No mundo em que vivemos, cada vez mais globalizado e integrado social e economicamente, torna-se crescente as relações comerciais entre os países. As transações que orientam o fluxo de mercadorias e serviços se processam de forma mais rápida, impelidas pela força da Tecnologia da Informação, que resulta na redução de prazos e de distâncias geográficas.

Todo esse processo de mudanças leva as empresas a investir permanentemente em novas tecnologias e conhecimentos que visem aumentar a produtividade e a competitividade dos seus produtos no mercado internacional. Entre vários aspectos, as corporações passam a trabalhar na formação de profissionais altamente capacitados e em equipamentos tecnologicamente avançados, dois importantes pontos, entre vários, que lhes tragam vantagens significativas nos mercados em que atuam.

Podemos dizer que o nível de competitividade das corporações é definido pela capacidade produtiva, know-how de atuação e conhecimento profundo dos mecanismos econômicos vigentes, incluindo os de comércio exterior, para que seja utilizada adequada e eficientemente.

Neste contexto, as empresas precisam definir processos livres de falhas, de modo a assegurar uma importante posição no mercado, mediante redução de custos e crescimento contínuo de sua participação no cenário internacional. Isto vem provocando o surgimento de uma nova tendência mundial em corporações líderes em suas áreas: adotar a Terceirização de Processos Operacionais (TPO).

A TPO tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas como alternativa para reduzir seus custos e redirecionar os recursos internos para suas atividades fins (core business). No segmento de comércio exterior este sistema é altamente viável, pois o mercado dispõe de um número considerável de empresas especializadas na prestação de serviços de exportação e importação.

Um bom exemplo do dinamismo e magnitude do comércio exterior brasileiro se dá pelo fato de que somente na primeira semana de fevereiro de 2003 a balança comercial registrou um saldo positivo de US$ 338 milhões, resultado de uma movimentação de US$ 1,306 bilhão nas exportações e de US$ 968 milhões nas importações. O Brasil possui mais de 4,5 milhões de empresas exportadoras que necessitam de trabalho especializado de terceiros para melhorar a eficiência de suas transações no comércio internacional, nas áreas: comercial, financeira, logística, tributária, legal, contabilidade de custos e operações.

A Terceirização, portanto, vem de encontro a essas necessidades, visto que oferece diversos benefícios a curto e longo prazo, tais como: redução de gastos com encargos sociais, trabalho profissionalizado de pessoas treinadas especificamente na área, adequação das atividades segundo o objetivo da empresa atendida, minimização de custos operacionais, redução de impostos e taxas, conforme preceitos legais, redução de „lead times‰ e acompanhamento em tempo real das alterações da legislação, entre outros.

O fator que mais chama a atenção dos empresários na terceirização é a possibilidade de redução dos custos em até 30% com otimização dos processos e a garantia de qualidade do trabalho final.

A prestação de serviço envolve todo o gerenciamento e a administração dos processos de importação e/ou exportação, de modo a atender os requisitos da legislação e as necessidades e prioridades dos clientes. Como resultado de uma boa gestão terceirizada pode advir uma melhor performance operacional com impactos positivos para imagem da empresa junto aos órgãos intervenientes do comércio exterior.

Um outro serviço importante é o do despacho aduaneiro dentro do contexto da terceirização dos serviços. Para termos uma idéia da importância desta atividade, vale citar os números divulgados pelo Datafolha: 97% do empresariado brasileiro de importação e exportação já utiliza serviços de despacho aduaneiro, ao invés de manter uma estrutura dentro da sua empresa com técnicos especializados. A razão desta terceirização se deve à complexidade dos regulamentos aduaneiros e à burocracia exigida.

A empresa de despacho aduaneiro pode ser considerada como uma operadora logística integrada, pois atua como uma consultoria que orienta tecnicamente as melhores opções para as atividades, de acordo com a legislação aduaneira. Os profissionais dessa área, geralmente, detêm conhecimento de importação, exportação, projetos, regimes especiais, transporte, armazenagem, oferecendo uma gama de opções que se aplicam a qualquer cliente, região ou país, em qualquer mercado.

Atualmente, a tendência dos processos de terceirização é de não se limitar apenas ao trabalho do despacho aduaneiro, como há alguns anos, mas sim envolver um maior número de atividades, tais como: legislação, projetos especiais, serviços „door-to-door, fiscal, tributário e logístico. Essa ampliação do escopo da terceirização no comércio exterior dá mais chance aos clientes de obter serviços cada vez mais especializados, de baixo custo, eficientes e seguros.


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