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Autor:
Fernando Jucá
Qualificação:
Administrador de empresas formado pela FGV, CEO do Conquistador.com - portal de carreiras e diretor da SSJ
E-Mail
conquistador.com
Data:
03/11/00
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Os 7 Mitos do E-Mail Marketing

Todo mundo já sabe que o e-mail é um excelente canal para ações de comunicação dirigida de qualquer empresa.

Mas até porque este é um assunto muito novo, existem ainda muitas dúvidas sobre como fazer uma campanha por e-mail eficiente. Neste tipo de cenário, costuma imperar o tradicional bom senso. Sempre o melhor disfarce para a falta de experiência ou para a preguiça em buscar números e fatos reais.

Neste artigo, queria então dividir com vocês um pouco da minha experiência no site. Conquistador e na SSJ Seminários, analisando quais são os 7 principais mitos do marketing através de e-mails: Quem sabe assim estarei ajudando-lhe a não cometer alguns erros clássicos, que diversas empresas vem perpetuando no mercado.

Mito 1 – O custo do E-mail Marketing é zero.

Ok, você não terá mais custos de gráfica ou correio. Basta um clique e mais de 100.000 mensagens são distribuídas. Mas não se iluda, você ainda vai ter que contratar profissionais competentes para gerenciar suas ações, oferecer brindes para aumentar seu retorno, desenvolver um gerenciamento integrado do seu banco de dados, gerar conteúdo de qualidade...tudo isso custa, e dá trabalho.

Mito 2 – Mas mesmo que o E-mail Marketing exija investimentos, o potencial retorno-médio das campanhas é muito grande.

Mentira. Retornos podem ser altíssimos. Mas você tem que levar em conta que os prejuízos também podem ser elevados. Você tem que ser muito cuidadoso para não ofender seus potenciais clientes. Só mande e-mails com permissão, lógico. E se o cliente pedir para sair da sua lista, atenda-o imediatamente. Aliás, ofereça condições claras e fáceis para que ele possa sair quando quiser. Na Internet o boca-a-boca negativo é muito rápido. Um descuido e você pode perder relacionamentos que levaram anos para se solidificar.

Mito 3 -Vai ser fácil começar a falar por e-mail com meus clientes. Eles já me conhecem.

No mundo real pode ser. Mas e na Internet ? Cerca de 1/3 das pessoas que não reconhecem o remetente do e-mail, simplesmente o deletam. E não basta ser reconhecido. Seu e-mail tem que ser aberto, lido, e o usuário tem que executar a ação sugerida (compras, envio de dados..). Reconhecer, Abrir, Ler, e Ação. Se você me permite, gostaria de sugerir a sigla RALA, só para você lembrar que este trabalho não é fácil.

Mito 4 - Seus clientes já recebem dezenas de outros e-mails diariamente. Para ser bem sucedido, você tem que chamar a atenção.

Cuidado. O que significa chamar a atenção ? Nunca envie mensagens em letras maiúsculas, ou que terminem em pontos de exclamação, ou que contenham a palavra "grátis" em destaque. Provavelmente elas serão deletados, pois se parecerão com as tradicionais mensagens de SPAM.
Outro erro comum: usar as tradicionais sacadas criativas como chamariz na linha de assunto. O usuário pode até abrir a mensagem, mas se ele se sentir enganado, sua reação vai ser feroz. Outro dia, recebi um e-mail com o título "a viagem dos seus sonhos". Interessei-me em ler o resto. Mas o texto continuava assim: "...não será melhor que uma ida até uma de nossas novas lojas...". Precisa dizer mais ?

Mito 5 – Na Internet, mostre que você também tem tecnologia.

É pensando assim, que muitas empresas insistem em mandar e-mails em HTML, que muitos usuários ainda não conseguem abrir. Ou é o caso de empresas que enviam e-mails com figuras em movimento, arquivos extremamente pesados, que obviamente podem irritar o Internauta No mínimo faça um teste. Talvez a mensagem mais simples e leve, em formato texto, seja mais eficiente.

Mito 6 – A Internet exige uma linguagem rápida. Textos curtos são mais eficientes.

Isto pode ou não ser real. Na verdade, esse mito encabeça uma longa lista de falsos dogmas sobre o e-mail marketing. A regra tem que ser sempre a mesma: teste tudo. Você pode testar ofertas diferentes , o tom do e-mail, dia de envio, links sugeridos... e claro, o tamanho do texto também.

Mito 7 – O fundamental é não incomodar, mandando e-mails em excesso.

Mentira. O fundamental é ser sempre pertinente. E eficaz. Algumas empresas de educação on-line enviam e-mails diários, com dicas de inglês. Outros sites enviam newsletters semanais. Agradecimentos e e-mails de aniversário raramente incomodam. Lembre-se que o e-mail marketing cria, mantem e aprimora relacionamentos. Quantas vezes por semana você conversa com seus amigos ? Existe alguma regra regulando esses contatos ?

A conclusão é que ainda estamos construindo os alicerces dessa nova forma de fazer negócios. Mas o fundamental é lembrar que cada construção será única. Porque os melhores tijolos serão os números e resultados acumulados em testes com o seu produto particular, para o seu público específico. Boa sorte !


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