.
Autor:
Creusa Quirino
Qualificação:
Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
E-Mail
[email protected]
Data:
04/01/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Aprendendo a Competir e a Cooperar na Carreira e nos Negócios

O que parece antítese hoje é fator essencial de sobrevivência de qualquer tipo e tamanho de empresa. Competir e cooperar no seu mercado torna-se quase uma habilidade necessária e não mais diferenciadora. Para isso, surge o Coaching ou Coach que é um processo que permite o equilíbrio entre o conhecimento, as habilidades e as atitudes que permeiam o desenvolvimento do ser humano, preparando-o e fundamentando-o para todos estes processos antagônicos de cooperação e competição.

Com o processo de Coach, podemos desenvolver uma nova visão da nossa carreira, dos nossos negócios, bem como estabelecer metas e buscar resultados mais eficazes. Aprendemos a nos conhecer melhor e consequentemente melhorar nossos relacionamentos. É uma ferramenta que potencializa as redes de cooperação, ou seja, aprendemos a competir e a cooperar de forma adequada, possibilitando ganhos para todos os envolvidos no processo, e quando todos ganham, nossa estima é elevada e aprendemos a celebrar conquistas.

Coaching é considerado por alguns como treinamento, aconselhamento ou consultoria... mas vale lembrar que treinar é preparar para uma tarefa específica; aconselhar traz uma visão unilateral e da consultoria sempre esperamos o diferente, muitas vezes espera-se que o consultor resolva as questões que são de nossa responsabilidade e que por alguma razão "não damos conta". Costumo dizer que o Coaching é um processo com início, meio e fim, através do qual metas e ações são bem definidas, estabelecendo-se uma relação de comprometimento com os resultados e responsabilidades compartilhadas. O aprendizado é para as duas partes.

Não é mais um modismo chegando. Coaching é um processo de mudança que parte dos fundamentos que dão base a qualquer ação empresarial, interna ou externa, que envolva pessoas... isto é, todas as ações da empresa no seu mercado. E como tudo que envolve pessoas, é preciso muito conhecimento, maturidade e discernimento para fazer do Coaching uma ferramenta efetiva de implementação e gestão de mudanças necessárias.

Os resultados ? Maior produtividade, maior comprometimento, crescimento pessoal, melhor interação em equipe dentre outros. Claro, isso só acontece se as pessoas se permitirem à mudança e aos novos valores que poderão surgir.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.