.
Autor:
Silvio Alves Celestino
Qualificação:
Diretor de Marketing da Symox
E-Mail
[email protected]
Data:
04/02/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Marketing Pessoal: Como se Destacar em um Mundo Competitivo

Todos os dias, Ron Dennis, Robert Scheidt e Marcelo Duarte acordam, respectivamente, com as seguintes idéias na cabeça: como colocar o carro na pista, o veleiro na água e o livro na estante dos leitores. Com a experiência dos fazedores, eles descobriram que não são, apenas, o "cap" da McLaren, o iatista hexacampeão mundial e o autor do "Guia dos Curiosos" e proprietário da editora Panda Books, mas sim, "pessoas que fazem marketing daquilo que são".

Portanto, se você se declara, por exemplo - "Engenheiro" - sua tarefa é buscar alguém que lhe dê uma posição como tal. Só há um detalhe: existem milhares de engenheiros disputando o mesmo lugar ao sol que você. Logo, ser um bom Engenheiro é apenas parte do problema - isso vale para todas as profissões.

Mas, como alterar essa posição? Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que seus objetivos, por mais autênticos e sinceros que sejam, conflitam com o objetivo de outras pessoas - Serra e Lula que o digam. Na maioria das vezes você não percebe, mas suas necessidades e desejos são os mesmos de outras pessoas e, portanto, a competição é uma conseqüência natural deste contexto - experimente dizer ao vice-presidente da empresa onde você trabalha que gostaria de chegar ao posto mais alto da organização para ver o que ele acha do seu "empreendedorismo".

Para ser bem sucedido nesta competição, considere a possibilidade de desenvolver seu Marketing Pessoal. Em poucas palavras, marketing é toda ação que gera uma possibilidade de venda. Marketing Pessoal, portanto, é toda ação que gera a uma pessoa possibilidade de sucesso. Por isso, empresas de sucesso são formadas por pessoas de sucesso.

O sucesso é aquilo que você deseja que ele seja. A maioria das pessoas o traduzem por reconhecimento. Como todos os seres humanos, temos um enorme desejo de sermos membros reconhecidos de nosso tempo. A partir do reconhecimento vem o sucesso em sua forma concreta: posição, dinheiro, carreira, carros, viagens e todas aquelas coisas encantadoras que nossa imaginação cria a respeito do ambiente que cerca uma pessoa de sucesso.

O Marketing Pessoal pode ser utilizado por qualquer pessoa para atingir seus objetivos. Entretanto, muitas pessoas de sucesso são ou foram extremamente infelizes pelo simples fato de não se dedicarem a um desenvolvimento pessoal satisfatório. Lembre-se: "O dinheiro não traz felicidade, ele apenas permite que você chore em Roma, Paris, Milão ...". Infelizmente os exemplos são muitos: Elvis Presley, Janis Joplin, Kurt Cobain (do Nirvana), apenas para ficarmos nas pessoas do showbiz. Nas empresas também podemos encontrar pessoas em posições de sucesso que são muito infelizes - basta ver como tratam as pessoas a sua volta e como se submetem a rotinas sem sentido: trabalho duro, nenhuma diversão e poucos amigos - melhor não dar exemplos (o artigo é curto)

É desse contexto que surgem críticas ao Marketing Pessoal como se ele fosse o responsável por pessoas cínicas e resignadas atingirem posições de destaque.

Existem espaços no mundo que precisam ser preenchidos pelos indivíduos. Se hoje não estamos satisfeitos com as pessoas que os preenchem, o desenvolvimento pessoal e o Marketing Pessoal levarão para esses espaços profissionais preparados para posições importantes em empresas, governos e organizações. Daí a importância de se desenvolver ambos. Não ajuda muito o Brasil e o mundo a existência de pessoas íntegras e autênticas mas descompromissadas com o sucesso. Marketing Pessoal é uma das estratégias mais difíceis e por isso muitos desistem antes de atingirem o reconhecimento, abrindo caminho para que outras despreparados ocupem os espaços importantes do mundo - Bush e Saddan são exemplos muito bons (ou ruins).

Conhecer e utilizar o Marketing pessoal é uma forma de conquistar reconhecimento e ver o mundo como um local de possibilidades extraordinárias. Muito maior do que as pessoas percebem. Aproveitá-las é mais do que atingir o sucesso, é abrir novas possibilidades para que outras pessoas também o atinjam - lembre-se de Ayrton Senna e seu Instituto.

Você está preparado?

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.