.
Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas SEBRAE/SP e Professor Instrutor do portal de ensino a distância E-abra
E-Mail
[email protected]
Data:
04/06/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Vantagem Competitiva

Vantagem competitiva não se trata de um plágio do "best seller" de Michel Porter amplamente aplicado no meio acadêmico, refiro-me a forma como o mundo dos negócios irão sofrer profundas transformações neste próximo século.

Vantagem competitiva da governabilidade de um país se dará na forma de realização do bem comum, é permitir que o social cresça e também possa escolher o que é de melhor para cada um, não é defender sistema de administração do socialismo ou marxista, democracia é regime político que se funda nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa de poder.

A tecnologia tem causado grande evolução do homem, a tal ponto que aqueles que não tem acesso ao aprendizado estão cada vez mais distante de poder contribuir para sua existência no planeta, gerando cada vez mais para a violência e miséria. Temos um paradoxo do desenvolvimento do homem na terra, excesso de capital concentrado em poucos que não sabem como gerenciar para promover o desenvolvimento do conhecimento social, contrariando princípio básico da democracia no que se refere à distribuição eqüitativa de poder. Os povos sem o conhecimento jamais poderão ver o mundo pelo espectro maior.

O Brasil é líder mundial em produção de grãos, sendo que tem aumentado ano a ano, da mesma forma com a fome na população brasileira também tem aumentado. Atualmente a semente híbrida não permite seu replantio, muitos até que tentam mais o resultado não é mesmo e qualidade do produto é inferior. Veremos dentro em breve os transgênicos com inúmeras atratividades vitalícias e bem estar para sua família, mesmo sabendo que iremos comer frutas sem sementes, grãos altamente nutritivos de fácil digestão, com taxa de colesterol zero e de fácil reprodução, mais barato para quem planta assim como para quem vende. O mesmo acontece com os produtos genéricos, de modo a promover os chamados de produtos alternativos, no fundo a capacidade do poder de compra do trabalhador assalariado esgotou-se provocando perda nos lucros das empresas do setor farmacêutico, a saída foi criar outro produto mais barato. O mesmo ocorrerá com energia elétrica, água, gás, e telecomunicações irão surgir no mercado produtos alternativos mais baratos de forma a não permitir a total exclusão do seu uso pelas pessoas, ou seja, sem provocar a eliminação do produto no mercado. Esta guerra é fria e excludente onde poucos são os vitoriosos, onde as empresas com maior poder financeiro sobre o mercado ditam as regras, e não são classificado monopólio pela legislação vigente, onde setores menores onde são desenvolvidos novos processos e ocupam maior parte da nossa mão obra juvenil são deterioradas pelo capital exacerbado e perverso. Nossas riquezas minerais são deportadas pois não existe política econômica de industrias secundárias ou agroindústria para processar o que terra nos oferece, ou seja, sem poder agregar valor não há como promover economicamente um produto ou serviço no mercado, tendo que submeter pagar preços aviltantes. Não se trata de nada novo a história, o homem no tempo das cavernas já assava sua caça no fogo, agregando valor para sua alimentação, este período foi paleolítico entre 250.000 a 35.000 AC, ao longo do terceiro período interglacial, quando homem começou a povoar o planeta, na idade da pedra.

Vantagem competitiva é a forma como as pessoas irão poder programar seu crescimento pessoal e familiar em condições onde não serão permitidos preconceitos com religião, sexo, cultura, raça e credo respeitando os seus folclores, crenças e costumes mais acima de tudo em condições equilibrada dentro do eco-sistema. Vantagem competitiva é saber viver o presente para um futuro melhor.
É transformar o futuro no presente sem ter que provocar uma guerra entre os povos do planeta terra.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.