.
Autor:
Marcelo Alcides Carvalho Gomes
Qualificação:
Doutor em Contabilidade e sócio-diretor da GBE Peritos & Investigadores Contábeis.
E-mail:
[email protected]
Data:
04/09/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Recursos Humanos Pode Ajudar Na Prevenção De Fraudes Corporativas

Na estrutura organizacional de qualquer empresa, temos que considerar a área de recursos humanos como uma das mais importantes no processo de prevenção às fraudes. Funcionando como uma espécie de filtro, é no Recursos Humanos que as organizações podem evitar a contratação de um fraudador.

Entre as práticas preventivas de contratação, os responsáveis por recrutamento devem realizar pesquisas sobre os antecedentes profissional e pessoal dos candidatos, cruzando informações apresentadas no currículo com dados encontrados nestes levantamentos. Muitos candidatos informam mentiras para valorizar seu currículo, fato que exige do RH um alerta constante.

Com os funcionários efetivos, o RH deve aplicar metodologias contínuas de avaliação, detectando o nível de satisfação dos colaborados e eventuais problemas financeiros ou pessoais. As chances de um funcionário que se sente amparado pela organização tornar-se um fraudador são menores. Outra ferramenta que também deve ser utilizada para se conhecer melhor a equipe de trabalho é a realização de entrevistas periódicas entre gestores e subordinados. Esta prática irá revelar angústias e preocupações dos funcionários, ajudando o RH a traçar novas estratégias organizacionais.

Investimentos em cursos de aperfeiçoamento quando bem administrados e escolhidos ajudam a garantir motivação aos empregados, além de apresentarem-se como uma nova oportunidade de aprendizado. No entanto, é importante que o RH não se deixe influenciar por modismos e tente atender as demandas reais dos seus funcionários. Em muitos casos, MBAs ou cursos de graduação são mais eficazes do que, por exemplo, um curso de sobrevivência na selva.

A área de Recursos Humanos também deve estar apta a identificar possíveis problemas pessoais dos seus colaboradores. Investigações minuciosas podem apurar consumo ou dependência de entorpecentes, problemas familiares que gerem necessidade por recursos extras e tantos outros indicativos que influenciam e prejudicam o desempenho dos funcionários. É responsabilidade do RH tentar gerenciar a insatisfação dos seus colaboradores, buscando alternativas para ajuda-los. Nas empresas familiares, por exemplo, registram-se diversas ocorrências pela ação de empregados preteridos por herdeiros, que optam pela revanche e acabam cometendo atos ilícitos.

Assim, fica claro que a prevenção ao surgimento de fraudes corporativas é, sem dúvida, investir cada vez mais em políticas de recrutamento e, constantemente, avaliar o grau de satisfação dos seus funcionários. E fazer com que os colaboradores "vistam a camisa da organização" pode ser um bom começo.

Os profissionais de RH que possuem um perfil diferenciado certamente serão valorizados pelo mercado de trabalho. As empresas precisam de profissionais com capacidade para detectar informações ilícitas, seja tanto pela análise do currículo como em entrevistas pessoais. Outra característica bastante apreciada é saber captar, por meio dos questionários de avaliação corporativos, o grau de insatisfação do colaborador. Quanto mais cedo a área de Recursos Humanos conseguir perceber as demandas dos funcionários, menor é o risco do surgimento de fraudes. Quem conseguir agregar estas características no seu perfil profissional, certamente terá boas chances no mercado de RH.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.