.
Autor:
Fábio Mestriner
Qualificação:
Diretor da Packing Design de Embalagem e Presidente da ABRE - Associação Brasileira de Embalagem.
E-Mail
[email protected]
Data:
04/12/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Perspectivas 2004 Para a Indústria de Embalagem

A embalagem é um componente fundamental da sociedade moderna e está presente de forma importante nos produtos de consumo que fazem girar a economia.

Através da produção e do consumo de embalagens é possível aferir o nível de atividade econômica e o estágio de desenvolvimento em que cada país se encontra.

No Brasil, o setor de embalagem movimenta 25 bilhões de reais por ano, e, tanto em tecnologia como também no design, nosso país já alcançou o nível internacional.

Nossa indústria está preparada para a competição global e em condições de colocar o produto brasileiro com boa apresentação nos mercados mais exigentes do mundo.

Depois de passar um 2003 muito difícil, com queda de 5,2% da produção no primeiro semestre, a indústria de embalagem se recuperou e espera um 2004 um pouco melhor. Contribuem para nossa avaliação otimista os seguintes fatores: em primeiro lugar, a sociedade brasileira já assimilou o novo governo e o mercado concluiu que não haverá a tão propolada mudança de rumo na economia. O Brasil manterá a estabilidade econômica e o compromisso com as metas do FMI. Só por isso, o primeiro semestre de 2004 já será bem diferente deste que passamos neste ano.

As exportações continuarão sua curva ascendente, pois as empresas descobriram que não podem depender unicamente do mercado interno. A agricultura e a agroindústria brasileiras baterão novos recordes e toda esta produção e exportação terá que ser embalada, pois nosso país exporta cerca de 70% de seus produtos manufaturados e semimanufaturados e cada vez menos produtos a granel.

Um outro importante fator que nos anima a prever um 2004 melhor é o fato das exportações brasileiras de embalagens (vazias) ter mais que dobrado e tudo indica que ainda continuarão crescendo. O Brasil está se tornando um país exportador de embalagem e a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem criou um Comitê de Exportação para inserir este item na pauta de exportação do país. Os resultados do trabalho deste comitê já começam a aparecer e novas oportunidades estão sendo abertas para as embalagens brasileiras no mundo.

Todos estes fatores combinados nos permitem prever um 2004 melhor do que o ano complicado que está terminando, especialmente porque o nosso setor já fez a lição de casa ajustando-se aos novos padrões competitivos.

A indústria brasileira de embalagem está preparada para os novos desafios do crescimento e espera que ele comece para valer no ano que vem aí.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.