.
Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas SEBRAE/SP
MBA - Gestão Empresarial pela FGV
E-Mail
[email protected]
Data:
05/03/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Seja Bem Vindo À Quarta Revolução Industrial

Rápidas mudanças na tecnologia têm alterado o comportamento do homem nos dias de hoje, dá mesma forma como no início do século XIX com a industrialização, alterando a estratificação social criando novas classes sociais, novos padrões de vida. Hoje a nova tecnologia e os serviços trazidos pela internet permitem receber de um simples recado até fazer compras em qualquer lugar do mundo, a gama de possibilidades por meio de um sistema que ainda não se ajustou à necessidade do homem, está apenas começando, entre essas possibilidade, abre-se um leque de novas tarefas e novas carreiras no mundo do trabalho.

A interconectividade global permite em qualquer ponto do planeta a onipresente a ação do homem. A revolução da indústria começa com a falta de recursos naturais, que já começam a ficar escassos no planeta, o próprio desenvolvimento do homem e a falta de fiscalização dos recursos naturais começam a ameaçar a nosso equilíbrio físico e espiritual. O processo de degradação do meio ambiente provoca a inversão climática do planeta, surge a necessidade de usar produtos reaproveitáveis e biodegradáveis ou chamados de produtos recicláveis. A lei natural da física diz que "tudo se transforma", e até que provem o contrário isto ainda funciona. Atualmente a SABESP trata 43% de todo o esgoto da cidade de SP, que volta a ser usado nas torneiras, a meta é até o final de 2008 ter 96% deste esgoto tratado.

O uso da tecnologia e a informação com escassez dos recursos naturais, começa a quarta revolução industrial. A perspectiva dos usos e costumes dos homens vão se alterar profundamente em relação de tudo o que já fora visto antes. A vida do homem está diretamente ligada no planeta, mudanças rápidas que vêm ocorrendo na economia de outros países e as incertezas que atualmente presenciamos no mundo, vêm provocando mudanças de comportamento das pessoas por todas as partes.

Muitos culpam a globalização, outros acham que internacionalização é resposta para tudo que se procura. No fundo estamos revendo nossos valores, no futuro não haverá grandes empresas monopolizando todo um país, a informação correrá livre por todos os cantos do planeta, propiciando um crescimento mais equilibrado da vida humana do planeta.

Atualmente podemos dar como exemplo as feiras livres, que representam a mais velha forma de negócios conhecida da humanidade. A feira livre é um exemplo de globalização, ou o que podemos chamar de internacionalização. Onde encontramos todos os tipos de verduras oriundas de muitos outros estados e até mesmo de outros países, como o pomelo vindo da Argentina , alho da China, uva da Itália, laranja da Pérsia. Em feiras livres encontramos muitas pessoas de origens diferentes, culturas, costumes, religiões e classes sociais, globalização é forma como podemos encontrar um produto ou serviço em qualquer parte do mundo com a mesma qualidade e preços acessíveis. A saída para as empresas e a multinacionalização de seus produtos e serviços para que possamos ser competitivos no mercado, é preciso aprender a aprender, a revolução se dará nos campos de biotecnologia, comunicações, e energia.

O uso dos produtos que provocam degradação a natureza desaparecerá do mercado, dando lugar a novos produtos ecologicamente saudáveis.O avanço tecnológico do combustível limpo ecologicamente correto substituirá o fóssil, a energia elétrica que utilizamos atualmente será substituída por uma energia elétrica de alta performance, ou seja, não terá perdas nos aparelhos elétricos/eletrônicos como os hoje, será utilizado espectro de silício nos capacitores. A concentração do capital financeiro, será pulverizada para segmentos do varejo, abrindo maior oportunidade de negócios com maior flexibilidade, agilidade, dinamismo e rentabilidade financeira.

As empresas se destacarão se souberem manusear as informações que estarão ao seu redor, transferindo essas informações para seus produtos e serviços. A quarta revolução industrial não permite desperdícios por excesso ou a falta, mas deve garantir a continuidade do homem no planeta terra.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.