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Autor:
Luiz Claudio Zenone
Qualificação:
Consultor especialista em Marketing de Relacionamento, Professor de CRM (Customer Relationship Management) na ESPM e de Marketing na PUC/SP.
E-Mail
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Data:
05/10/00
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Algumas previsões e suas conseqüências para o Marketing

O marketing tem seu eixo na procura otimizada da satisfação das necessidades do consumidor e na maximização dos lucros da empresa a curto, médio e longo prazo. Ele se exprime em termos de benefícios: qual o benefício que o cliente obtém ao utilizar o produto ? Qual o benefício gerado para a empresa pela comercialização do produto ?
Porém, apenas fazer marketing a partir das necessidades atuais do mercado, coloca sua empresa e seu negócio em pé de igualdade com seus concorrentes. Sob essa óptica, a palavra de ordem é ANTECIPAR as necessidades dos seus clientes, possibilitando estar um salto a frente dos seus concorrentes e, para isso , é necessário analisarmos os cenários futuros e tendências.
Vamos lá: os clientes desejam, cada vez mais, fazer negócios com empresas que oferecem serviços agregados a seus produtos não só antes, mas durante e, principalmente, após a venda. Mas,se o diferencial está na capacidade de sua empresa de antecipar as necessidades futuras a pergunta que devemos responder é: Qual será o valor agregado para os produtos? O que os consumidores estarão comprando ( benefício) ?
De tempos em tempos a gente abre uma revista e se depara com uma lista de coisas, novos produtos que estão chegando ao mercado. Qual é o valor agregado desses produtos? Quem já pensou em oferecer tempo e stress ?
As pessoas estão buscando qualidade de vida, e o tempo ganho nos relacionamentos necessários do dia-a-dia propicia gastá-lo com sua família, com lazer, cultura, entretenimento etc. Quanto tempo estarei economizando ou ganhando com o relacionamento com essa empresa ou com a compra desse produto?
O stress será um grande mercado. Profissionais e produtos dedicados à redução do stress estarão em alta. Filas, congestionamento, horas dentro de um estabelecimento, manuais complicados, embalagens frágeis, mal atendimento, despreparo profissional, falta de informação todos esses elementos somados são os facilitadores do mal do século que é o Stress. Esses cenários não fazem parte mais do cardápio dos consumidores no futuro.
Para isso as indústrias, negócios, serviços deverão pensar produtos ou idéias de produtos, conceitos de marketing/propaganda, formas de distribuição que colaborem com a facilidade que as pessoas estão buscando no relacionamento .
Isto poderá ajudá-lo a trabalhar produtos e serviços, ou propostas políticas, posicioná-los ou reposicioná-los. Ou seja, você poderá melhor elaborar estratégias baseadas em diferenciais competitivos, que possam ser claramente percebidos e valorizados pelo público-alvo que elegeu, antecipando-se às mudanças cada dia mais fortes e freqüentes que vivemos.
Se queremos criar produtos, serviços ou propostas políticas que sobrevivam nos próximos anos, temos que adequá-los ao presente e às tendências cuja força vá levá-los ao futuro.
Os problemas surgem face ao aumento das necessidades e expectativas internas em função desse novo cenário, obrigando os especialistas de marketing a estar constantemente monitorando o mercado, conhecendo suas características e necessidades que se alteram constantemente e buscando novas ferramentas (conceitos) de marketing, o que possibilita tomar decisões corretas a todo o momento.
Esses conceitos abrem uma ótima perspectiva para o ingresso na área de marketing e no desenvolvimento profissional . A cada dia que passa, as organizações buscam profissionais com conhecimento das ferramentas de marketing, sendo capazes de introduzir esses conceitos nas suas atividades.
Profissionais com conhecimento de Database Marketing, Marketing de Relacionamento, Marketing 1 a 1, CRM (Customer Relationship Management) e de e-business e, com capacidade de transformar esses conceitos em prática de negócio , estão sendo "garimpados" pelas organizações que perceberam a necessidade de um novo enfoque que é cliente.
Sua empresa já tem um diretor de relacionamento? Não! comece a pensar em ter...Urgente!


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