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Autor:
Marco Antônio Eid
Qualificação:
Jornalista e diretor de Operações da RV-O.
E-mail:
[email protected]
Data:
05/11/03
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Transparência Corporativa

O exercício da cidadania empresarial avança, paulatinamente, além da execução e/ou apoio a projetos de saúde, educação, cultura, esportes e inclusão social, passando a incluir a transparência, um dos valores agregados à governança corporativa. A informação é vista, cada vez mais, como bem público, ou seja, algo a ser compartilhado e discutido com a sociedade.

Esta tendência, crescente no País nos últimos cinco anos, está diretamente refletida no aumento dos investimentos em comunicação empresarial, registrado no período, conforme demonstra pesquisa da Aberje, a entidade de classe desse segmento, em universo de 100 empresas, de distintos setores, incluídas entre as 500 maiores do Brasil. A transparência corporativa também é muito visível nos cases classificados à fase final do Prêmio Aberje 2003, na categoria "Assessoria de Imprensa", na qual está expressa a forma como as organizações se relacionam com a mídia jornalística.

No julgamento dos trabalhos, foi possível perceber a determinação de muitas empresas em abrir à mídia informações relativas à demissão de trabalhadores, encaminhamento de questões ecológicas, dificuldades conjunturais, resultados mercadológicos presumíveis decorrentes de fusões e/ou incorporações e outros temas que, há pouco tempo, eram considerados verdadeiros tabus. Assiste-se a uma relação mais ética com os jornalistas e veículos de comunicação e de maior respeito à sociedade e à inteligência dos cidadãos. Nesta nova postura empresarial, é crescente a valorização das estruturas internas, dos profissionais e das agências de comunicação e assessoria de imprensa.

Claro que ainda há muito a avançar na direção da transparência das organizações públicas e privadas, mas o progresso é visível e significativo, considerando que entre as empresas classificadas à final do Prêmio Aberje 2003 &Mac247; o "Oscar" da comunicação empresarial brasileira &Mac247; encontram-se, na categoria "Assessoria de Imprensa", algumas alinhadas entre as maiores do País. Sua trajetória vencedora indica ser prudente observar como se estruturam nas ações e estratégias de relacionamento e interação com a mídia jornalística e com seus múltiplos públicos. Ignorar a importância da comunicação empresarial no sucesso dos negócios é anacrônico, contraproducente e um grande risco neste século da informação.

A falta de transparência, a irresponsabilidade, a retórica exagerada e a negligência nas relações com a imprensa têm, mais cedo ou mais tarde, resultados catastróficos, como demonstraram as lamentáveis falcatruas contábeis de grandes empresas, que abalaram a economia dos Estados Unidos. Notícias mentirosas sobre os resultados tiveram impacto inicial positivo, mas lesaram os cidadãos que compraram ações das referidas companhias e acabaram por levá-las ao descrédito e à bancarrota. Ao contrário disto, já são muitas as empresas que expõem suas dificuldades e problemas de peito aberto, discutem as questões com acionistas, funcionários, clientes, fornecedores, consumidores, mídia e mercado, emergindo do processo fortalecidas e com sua credibilidade preservada. E este talvez seja o mais importante diferencial competitivo de uma organização na economia contemporânea.

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