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Autor:
Georges Blum
Qualificação:
Eng. Produção e Adm. Empresas
Consultor de Empresas p/ Organização, Produtividade e Qualidade-
E-Mail
[email protected]
Data:
06/03/02
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Vantagens na Organização de Empresas de Serviço

Muito se tem falado ultimamente em modernização de empresas, globalização, entre outros aspectos. No entanto, o importante é que todas as organizações devem prestar um bom serviço a um preço competitivo, dentro do prazo combinado com o cliente, e ainda ter lucro.

Para que isto não fique somente na boa intenção, é preciso que a empresa seja bem organizada e que todos façam a sua parte. O bom serviço da é conseqüência do trabalho de cada área, seja comercial, administrativa, financeira, recursos humanos, transporte, etc. De nada adianta fazer uma boa proposta de serviço, executar corretamente, querer entregar no dia combinado se nada acontece, porque o transporte quebrou no trajeto ou porque a nota fiscal não ficou pronta. Isto pode acarretar grandes transtornos, perdas financeiras ou perda do cliente.

Para que isto não se reflita no cliente, cada área tem que ter uma meta com prazo, para ser atingida e um responsável que apresente o resultado cada mês ao seu superior.

Não basta ser eficiente - fazer bem uma coisa, é preciso ser eficaz - fazer a coisa certa. É preciso conhecer o seu concorrente e ser rápido, sem perder qualidade. O cliente não quer saber dos seus problemas, ele só quer saber dos resultados, ou seja, se o serviço foi feito como solicitado, na data e no preço combinado. E se ele ficar satisfeito, voltará.

Isto vale para qualquer empresa como hospitais, hotéis, escritórios de contabilidade, agencias de correios, empresas de informática, independente do tamanho e do número de funcionários: os cuidados são os mesmos, o que muda é a complexidade do problema.

Quando começam a ocorrer atrasos, devoluções, erros, reclamações. Está na hora de começar a pensar rápido em como resolver estes problemas, organizar e melhorar a empresa e quem poderia ajudar. Existem várias maneiras de fazer esse tipo de serviço. Uma delas é utilizar um consultor temporário, recomendado, usando a sua especialização e experiência. Geralmente esta solução é melhor e mais rápida pois ele não está envolvido com as pessoas. Ele analisará o problema e avaliará qual a melhor técnica a ser aplicada. Uma boa alternativa é a aplicação da ISO 9000, método aprovado e reconhecido internacionalmente. Pode-se organizar a empresa aos poucos, praticar a sistemática e quando quiser e, se quiser, certificar. O método é muito bom para qualquer tamanho de empresa, certificar é uma questão de decidir se quer ou não ter o "diploma". Às vezes ter o certificado pode ajudar também no surgimento de novos clientes, pois é um diferencial e significa que a empresa está reconhecidamente bem organizada. A versão do ano 2.000 da norma está muito mais simples, prática e menos exigente na parte burocrática, ela inclui também metas para as áreas mais importantes ou as mais problemáticas, a ser definido pela empresa.

Deve se levar em conta que a empresa é que está certificada e não o serviço ou produto. Isso significa que ele será cada vez melhor como conseqüência do funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade. Pode-se também certificar apenas uma parte da empresa ou um serviço/produto e quando for interessante incluir outros.

O benefício será um trabalho mais organizado, melhor controlado, mais eficaz, com responsabilidade claramente definida, com menos mal entendidos e com maior satisfação de todos, principalmente do cliente. O resultado é o crescimento da empresa e do lucro.

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