.
Autor:
Sergio Dal Sasso
Qualificação:
Consultor em gestão de negócios.
E-Mail
[email protected]
Data:
07/02/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Tudo Novo de Novo... Recomendações

OK, existe uma energia positiva. Alguns indícios leva-nos a possibilidade de um ano mais favorável.

2003, a culpa foi sua... pois se tivesse prestado atenção nos videntes não teria apostado tanto. Eles, economistas e sonhadores foram os mais solicitados e em todas as vezes que os assiste, carregavam para frente suas supostas evoluções econômicas. É muito fácil ser vidente, pois apostam e trabalham para o futuro e quando não acertam são novamente convocados para justificar seus erros aumentando seu saldo em conta corrente. Mais uma vez você está otimista, cheio de vontade esperando que comparativamente aconteça algo melhor, mas, por favor, tente fazer diferente, pois mesmo se as coisas favorecerem as suas atividades, elas não dependerão do otimismo dos outros para que os clientes apareçam. Você não vai se esquecer que todos estão procurando meios para recuperar a sua própria situação e que com isso qualquer portinha adicional que seja aberta terá invariavelmente centenas do seu segmento disputando a mesma oportunidade. O seu segredo, será o de criar estratégias do tipo “pisca-pisca”, berrantes e coloridas, para que eles optem pelas condições e vantagens apresentadas pelos seus serviços.

Cabe-nos nestes momentos de “gradativa recuperação” lembra-los com um alerta. O mercado inicia o ano com vontade de recuperação. Muitos se encontram em situação artificial, ou seja, querem fazer, porem descobertos financeiramente. Apostam por que já não tem muito a perder, se acertarem ainda podem se equilibrar, mas não se esqueça do risco que temos quando vendemos acreditando na recuperação de algo que não controlamos. Sabemos que enquanto fornecedores e neste momento, nos encontramos em um estagio de ansiedade e espera aguardando os contatos com uma predisposição para aceitação de todas as exigências dos compradores e que nem sempre se justificam pela forma e garantias apresentadas. Segue abaixo algumas recomendações importantes para que sua empolgação não venha afetar a razão lógica das operações.

a) Não arrisque seu capital de giro financiando totalmente a venda dos seus serviços.

b) Negocie com atrativos descontos a oportunidade de viabilizar seus custos com capital antecipado colocando o restante para recebimentos futuros.

c) No caso de não viabilizar capital em espécie. Tente repassar a compra dos insumos para a responsabilidade do comprador, cobrando pelos serviços de processamento.

d) Não aceite propostas milagrosas, acima do mercado, quando elas estiverem incorporadas com a totalidade dos valores com vencimentos futuros. Provavelmente neste caso, o comprador está sem caixa e colocando o negócio na dependência do resultado das vendas futuras ou de outras negociações mal desenvolvidas.

e) Pesquise a situação de todos os compradores independente da imagem por eles criada.

f) Não invista enquanto não tiver garantias reais e financeiras para faze-lo, pois não se esqueça que se sua engenharia não estiver exata, o intermediário, bancos ou factoring, continuam com taxas absolutamente impraticáveis.

g) Muito cuidado, pois o mercado está infestado de oportunistas que vão pesquisar a sua situação para tentar no BLA, BLA, BLA aproveitar o estado de ansiedade natural de quem quer solucionar suas pendências.

Falando ainda de futuro, espera-se que 2004 venha a ser o inicio de nossa recuperação, mas tenha certeza de que quando alguém se machuca com gravidade, deverá passar por uma seqüência de tratamento para que possa retornar a vida com a mesma qualidade do passado. Ande com o pé no chão, não sonhe tão alto, revise suas estratégias, invista na sua equipe para melhorar a condição de pesquisa de novos nichos e realização do seu planejamento. Mas não deixe de aproveitar, com prudência é claro, o fluxo do vento que bate na sua porta.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.