.
Autor:
Lyo Marques Jr
Qualificação:
Presidente da Controle Soluções Empresariais
E-Mail
[email protected]
Data:
07/03/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Terceirização Vai para Dentro das Empresas, a Nova Tendência

Uma nova arma conquista cada vez mais a preferência de empresas na guerra para cortar custos: contratar serviços de terceiros para executar dentro de sua própria casa, com equipes independentes, tarefas importantes em áreas críticas como financeira, administrativa, recursos humanos e trabalhista. Por meio dos novos recursos tecnológicos e de pessoal, uma empresa pode funcionar hoje até por controle remoto, à distância, seja com equipes que atuam externa ou internamente.

Esta flexibilidade tornou-se vital em uma conjuntura carregada de incertezas provocadas pelas crises externa, de energia, política de "stop and go" e cambial. Em decorrência das constantes reviravoltas no cenário econômico, só se mantêm de pé as empresas que podem contar com informações gerenciais confiáveis para tomar decisões tanto administrativas, financeiras ou estratégicas. Como os executivos estão com todas as atenções e criatividade voltadas ao gerenciamento do próprio negócio, sobrando pouco tempo para as funções operacionais, burocráticas e administrativas, é aí que os provedores completos de serviços empresariais fazem a diferença.

A novidade é que os empresários estão recorrendo aos prestadores de serviços de terceirização para executarem tarefas dentro da empresa. Entre elas, todas as funções que não fazem parte do negócio central do executivo (contabilidade, impostos, tesouraria, gestão financeira, administrativa e Recursos Humanos, entre outras, como pagamento de todas as contas, recebimentos, elaboração de folhas de pagamento e até resolver pendências na justiça do trabalho

Os executivos e acionistas perceberam que não é mais possível sobreviver e administrar a empresa sem a certeza de trabalharem com informações gerenciais seguras e confiáveis. E é por esse motivo que cresce a demanda por serviços terceirizados, principalmente nas áreas contábil e financeira. Além do mais, a situação obriga cada vez mais aos executivos tomarem decisões objetivas quanto à economia de custos fixos, que podem ser substituídos por variáveis, de acordo com o volume de serviços.

As vantagens de contar com os serviços das empresas de terceirização vão desde garantir informações gerenciais confiáveis, através de relatórios que permitam a tomada de decisões estratégicas, como principalmente a possibilidade de substituir rapidamente os custos fixos por variáveis, bem como a redução do risco de contingências legais, fiscais e trabalhistas, padronização de processos e rotinas – permitindo ganho de produtividade – e o cumprimento de prazos de geração de informações. Agora, com a pressão exercida pela queda de atividade econômica, grande parte das empresas se vê obrigada a enxugar custos através da redução de pessoal e de espaço, por exemplo, e essa é outra vantagem oferecida pelas empresas de terceirização, que agora passaram a comandar as operações através de equipes especializadas dentro da casa do cliente", observa o presidente da Controle.

Hoje já se pode encontrar no Brasil multinacionais com negócios em todo o território nacional comandadas por poucos executivos capazes de gerarem alta rentabilidade e bons resultados com base em vendas com margem de lucro altíssima, pois além de contarem com tecnologia, os custos operacionais da empresa são baixíssimos por não arcarem com departamentos onerosos.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.