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Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas do SEBRAE/SP
E-Mail
[email protected]
Data:
08/03/03
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Sementes do Amanhã

Daqui para frente muitos negócios irão sofrer profundas alterações. Tais mudanças se darão, naturalmente, devido às novas necessidades que o próprio mercado cria, devido a mudança do comportamento de seus clientes. A nova estratégia vem resgatar um nicho de mercado que outrora desapareceram.

Estratégia e tudo que caracteriza a visão e percepção de mercado, e onde se pretende chegar, considerando como chegar, qual é a forma, meios, quais ferramentas serão utilizadas para que isto ocorra.

A lógica do negócio é a visão empresarial, fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Visão é traçar objetivos e metas possíveis de serem alcançadas. O mercado de hoje não permite mais aventureiros, arrojo, persistência, aptidão e boa vontade sem antes se preparar para gerenciar uma empresa, e conhecer se ela é rentável ou lucrativa, a exemplo disto podemos dizer que rentabilidade é o ganho em relação ao capital investido (exemplo poupança) e lucratividade é o ganho sobre o faturamento. O primeiro demonstra a viabilidade que a empresa tem no mercado (custo de oportunidade) a segunda representa o ganho em relação às vendas, o que não podemos dizer que uma empresa que teve lucro ela é rentável, por se tratar de coisas diferentes.

Inúmeros fatores contribuem para sucesso do empreendimento, um deles é a lógica do negócio, ou seja , o que é o meu negócio e para que serve, e a concretização da oportunidade percebida (o que o mercado procura) mas isto deve-se manter sempre em constante manutenção da oportunidade percebida. Lógica é essencial para o negócio mas não é um fator principal, sem lógica pode se obter um ganho por um determinado período mas sem a estratégia não há como sustentar ao longo das mudanças proposta pelo mercado.

Outros fatores externos também devem ser considerados bem como a concorrência, escassez de matéria primas e mão de obra especializada e políticas econômicas que pressionam fortemente as empresas a dominar outros elementos que possam contribuir para melhorar os resultados da empresa.
O comportamento gerencial nas empresas deve estar direcionado cada vez mais para o atendimento das necessidades dos clientes em obter informações precisas de indicadores que possam avaliar numericamente o desempenho da empresa no mercado.

Podemos dizer que algumas das atividades já começam a sentir essas mudanças de comportamento do hábito dos consumidores. Uma delas são as farmácias e drogarias que já partiram para comercializar produtos de higiene e limpeza, cosméticos e perfumarias, ou melhor, exploram outros produtos que contribuem melhor para lucratividade e rentabilidade do negócio, sem perder a lógica do negócio. Mesmo sabendo que o mercado de remédio está em crescente expansão no Brasil, muitos já estão partindo para diversificar a forma como atender seu público. Em alguns casos já estão fazendo por "delivery" entrega em domicílio, cuja à compra pode ser feita por computador (internet) ou por telefone, ficando totalmente a critério do consumidor fazer a escolha.

O mesmo ocorreu com prestadores de serviços de despachantes, que prestavam serviços de licenciamento de veículo e hoje partiram para outras atividades, depois que a Secretaria de Segurança Pública disponibilizou sistema eletrônico de licenciamento de veículo via internet. Locadoras de vídeos tende a desaparecer mesmo com evolução tecnologia DVDs, hoje o acesso a tv digital proporcionam muito mais opções. E ainda com sistema de ligação de gás natural subterrâneo ao longo do tempo veremos que distribuidores de gás de cozinha e depósito de gás deixarão de existir.

O que leva a crer que no futuro muitas empresas nem irão mais existir fisicamente, irão apenas desenvolver um serviço qualquer de produto ou serviço em qualquer lugar onde houver alguém disposto a comprar ou vender. Pode parecer utopia mais o futuro já incorporou em muitas dessas empresas.
Hoje vivemos numa época em que as idéias boas surgem a todo o momento, e podem ser com muita facilidade ser implantada por quem acompanha esta mudança. A sociedade, então, está precisando se soltar deste verdadeiro ciclo vicioso de achar que antes tudo era mais fácil, ou viver do passado. Se nós nos livrarmos do passado e do medo absurdo que temos do desconhecido, ou deixar de acreditar em qualquer profecia lúgebre. Para tal basta olhar e compreender as sementes que o futuro está nos mostrando nos dias de hoje.

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