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Autor:
Paulo C. Silveira
Qualificação:
Diretor da TDC - Treinamento Desenvolvimento e Consultoria em Vendas e Marketing
E-Mail
[email protected]
Data:
09/02/02
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Olhos do Cliente - O sorriso que agrega !

É muito comum vermos hoje na maioria dos estabelecimentos comerciais e empresas de um modo geral está pequena escrita: "SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO".

Normalmente este mesmo cartaz não se aplica aos profissionais desses mesmos estabelecimentos, porque raramente somos recebidos por esses sorrisos, até mesmo quando damos o nosso "BOM DIA" quando entramos...Algumas vezes temos o "bom dia" que temos de retorno verbal é mecânico e sem vida traduzido no famoso "POIS NÃO", como conseqüência o atendimento passa a ser educado e mediano (medíocre, segundo o dicionário Aurélio, que tem por significado ainda: sem relevo, comum, ordinário, vulgar) e sem muitos resultados principalmente na essência pessoal e por conseqüência na profissional também.

A um clique de qualquer lugar do mundo o cliente busca a concorrência para qualquer setor. A concorrência é brutal e acirrada em todos os setores, pois hoje produtos cujas características são muito parecidas, com preços muito parecidos, condições de pagamentos muito próximas, irão se diferenciar na qualidade do atendimento onde a decisão de compra depende do seu patrão, ou seja, o cliente.

As empresas de um modo geral reclamam que treinar pessoas é caro e investem em tecnologia apenas, como resultados acabam tendo sérios prejuízos contratando mão-de-obra barata, que em médio prazo acabam fechando a empresa, pois o cliente gosta de ser bem atendido e será ele a única ferramenta de medição da qualificação de sua empresa.

Fazendo uma breve análise observamos que sorrir não custa nada e agrega muito valor a qualquer atitude nossa, e o sorriso neste caso vem a ser a satisfação de servir ao próximo e devemos expressar nos olhos este prazer.

O processo de compra hoje é inverso e se tem alguém que nos filma são os nossos clientes. O comando da situação é do cliente, que na realidade "filma" pelos seus olhos os mínimos detalhes de aparência e atitudes de sua recepcionista, porteiro, segurança, balconista, gerentes, caixas, diretores...Devido às muitas opções o cliente é quem decide se vai comprar ou não de você ou não, só dependerá de sua percepção se ele ficará encantando e falará bem de sua empresa ou se ele ficará desencantado e neste caso falando mal de sua empresa. Qual opção você prefere que o cliente tenha?

Considere que na maioria das vezes comprar aos olhos do cliente é sempre um ato prazeroso. O cliente não compra perfume, compra uma possível solução para seduzir melhor, não compra um carro e sim conforto, conveniência, status...Quantas vezes estamos querendo comprar algo e por sermos mal tratados nas empresas deixamos de fazer a compra e voltamos aborrecidos. E neste caso lembre-se que uma empresa vem a ser o grupo de pessoas que nos tratam mal com suas atitudes negativas e muitas vezes até preconceituosas, desvendendo e nos convidando a irmos embora, levando o seu lucro...

A partir de hoje mude a sua estratégia quando lidar com pessoas e lembre-se que ao servir alguém: VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO PELOS SEUS CLIENTES INTERNOS E EXTERNOS, AMIGOS, FAMILIARES E POR QUALQUER PESSOA QUE LHE POSSA ACRESCENTAR CRESCIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, portanto, SORRIA! Pois não depende de treino, é uma linguagem universal, não custa nada, faz bem para a saúde e sempre agrega algum tipo de ganho em nossa vida.

Tenha sucesso hoje e sempre!!!
"POIS O MERCADO É DO TAMANHO DA SUA IMAGINAÇÃO".


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