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Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas - Sebrae/SP
E-Mail
[email protected]
Data:
09/03/02
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A Empresa do Novo Milênio

Muito tem se falado no futuro das organizações das empresas, a globalização trouxe muitas mudanças no mundo corporativo das empresas. É de conhecimento acadêmico que muitas alterações ainda vão surgir no decorrer deste século, a começar pela forma de ensino que as pessoas terão através da interconectividade e teleconferência para aperfeiçoamento do conhecimento.

Todo este processo de mudanças tornou-se mais acentuado com abertura dos portos para produtos importados (1994) quando então as empresas se depararam com produtos melhores mais baratos, comparados com similar nacional. Algumas grandes empresas já haviam previsto que isto aconteceria mais cedo ou mais tarde , foi quando em chegou em 1989 a chamada qualidade total, onde muitas empresas começam a modificar alguns conceitos internos dentro da empresa.

A inovação tecnológica possibilitou melhor desempenho e produtividade nas empresas, as pessoas que não acompanharem este desenvolvimento, ficarão a mercê da sorte, a chamada exclusão digital.

O ambiente competitivo exige cada vez mais a qualificação das pessoas, uma empresa só irá se desenvolver se permitir que as pessoas dentro de sua organização cresçam no seu âmago. As oportunidades vindas da globalização são infinitas embora cause muitos transtornos as estruturas atuais das empresas, pois as empresas não foram preparadas para compor novos conceitos e novas mudanças que avançam rapidamente no mundo dos negócios. Uma empresa de classe mundial significa mais do que vender ou operar globalmente, significa criar práticas de negócios que garantam a transferências de conhecimento, tirando vantagem dentro de sua atividade.

Fundamentalmente o novo panorama empresarial é totalmente diferente desde o final do século XIX com a revolução nas indústrias têxteis com a máquina a vapor, assim como ocorreu com invento do automóvel que provocou verdadeira transformação nos processos de fabricação (produção em série).

Atualmente vemos que as empresas não podem mais ter movimentos lentos, com as rápidas alterações no comportamento das pessoas, da mesma forma que as pessoas não podem mais ficar a mercê da sorte esperando que o mercado vá reagir. Essa organização do século vinte e um valoriza o trabalho em equipe o chamado "empowerment" que representa atribuir poder de decisão aos diversos níveis da empresa, que tem como objetivo tornar as decisões mais ágeis e dinâmicas na empresa. As empresas do século vinte um deverão focar no desenvolvimento da capacidade do indivíduo em aprender constantemente e transformar o conhecimento em ações compartilhadas por todos os membros da empresa (excelência).

Hoje é possível proporcionar aprendizado de múltiplas formas sem comprometer as atividades da empresa, ou seja, sem provocar a paralisação das atividades sem comprometer as vendas da empresa, bem como : teleconferências, intranet, internet etc.

A educação coorporativa é a principal vantagem competitiva das empresas neste século. Está surgindo um conjunto totalmente novo de tecnologias que exigirão que o trabalhador médio, seja no setor administrativo ou no setor produtivo um aprendizado contínuo em suas qualificações, que não eram obrigatória até então.

Portanto para as empresas se manterem à frente do mercado global que se move rapidamente, precisam abraçar as novas maneiras de aprendizado sendo pró-ativa em seus mercados, transformando as informações em produtos competitivos, isto só será possível na capacidade das pessoas aprender novos papéis, processo e comportamento por meio de educação corporativa.

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