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Autor:
Paulo Ancona Lopez
Qualificação:
Diretor da Vecchi&Ancona Consulting
E-Mail
[email protected]
Data:
09/07/02
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O novo Marketing em Serviços

Já vai longe o tempo em que o marketing era baseado nos 3 P’s: produto, preço e prazo. Os produtos deixaram de ser bem vistos se não estiverem acompanhados de excelentes serviços.

Produtos todos podem oferecer, mesmo porque o conceito de produzir foi deixado de lado e trocado pelas facilidades e baixos custos das importações .

A diferença em vender ou não vender está naquilo que acompanha o produto, antes e depois da venda: os serviços.
Como fazer então para vender uma coisa que não tem embalagem, não é palpável nem pode ser pesada, medida ou ter seu desempenho descrito em catálogos?
Serviços são invisíveis.

Foi inaugurada a era, portanto, do marketing dos serviços invisíveis, fundamentado na estreita relação entre as partes, num clima tal onde é muito importante a confiança e a marcação "homem a homem" .

Passou a ser fundamental o uso do relacionamento para consolidar posições, marcar diferenças e estabelecer uma relação de extrema confiança.

A primeira e definitiva regra a ser incorporada é que "marketing não é um departamento de sua empresa e sim o próprio negócio da sua empresa."

A partir desse novo conceito básico, devem-se repensar alguns outros conceitos e princípios, alguns dos quais estão abordados abaixo.
  • O melhor marketing de seus serviços é a qualidade de seus serviços.
  • Antes de vender serviços, defina-os de forma clara, faça um check list.
  • Assuma que seus serviços são ruins; pode doer mas é a melhor forma de melhorá-los.
  • Tenha a certeza de que seus serviços estão sendo medidos e avaliados pelos clientes e não pelo que você acha.
  • Fique atento ao "efeito borboleta": pequenas causas podem gerar grandes efeitos.
  • Escreva um anúncio sobre seus serviços: se em uma semana ainda estiver com dificuldades para terminá-lo, repense o que sua empresa oferece de fato.
  • Para planejar suas atividades de marketing, comece do zero e monte uma visão ambiciosa: olhe os melhores.
  • Não imagine nada: pergunte sempre aos clientes.
  • Ao entrevistar clientes, faça pessoalmente e não via questionários.
  • Lembre-se que seu cliente, antes de ser uma empresa, é uma pessoa: descubra quem é de fato o seu cliente.
  • Ao vender serviços deve-se estar vendendo, principalmente uma relação, profunda e consistente.
  • A maior parte das vendas perdidas não são motivadas pelos concorrentes: olhe seus prospects e irá descobrir onde errou.
  • Vá onde seus concorrentes não estão: a melhor estratégia na guerra é vencê-la sem entrar em nenhuma batalha.

Lembre-se que o mundo de hoje é movido a velocidade e informações e que sua empresa não pode esperar muito tempo para passar a adotar as novas tendências.


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