.
Autor:
Alessandro Basile
Qualificação:
Consultor Responsável pela Unidade de Marketing para Pequenas e Médias Empresas da Resolve! Global Marketing
E-Mail
[email protected]
Data:
10/12/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Pequenas e Médias Empresas, Sobrevivendo em um Mundo Competitivo

Um estudo realizado pelo Empretec, curso oferecido pelo Sebrae, criado para desenvolver a capacidade empreendedora de atuais e futuros empresários, constatou que o índice de "mortalidade" entre os participantes é de 7% até o segundo ano de operação, contra os 42% apontados pelo IBGE em todo o país.

Ou seja, o sucesso das pequenas e médias empresas nacionais está intimamente relacionado a capacitação do empresário na gestão de seu negócio.

Pensando nisso e embasado em vários livros, artigos e, principalmente, na experiência prática - atendendo, como consultor, pequenas e médias empresas - organizei 14 dicas que o ajudarão a conduzir o seu negócio rumo à perenidade. Veja a seguir quais são elas:

TENHA INICIATIVA
É um pré-requisito para todos os demais e uma das características mais marcantes de um empresário bem sucedido. O primeiro passo para transformar o seu sonho em realidade é agir, em vez de esperar as coisas acontecerem sozinhas. Isto, sem dúvida, vale também para os que já possuem seu negócio, mantenha sempre uma atitude pró-ativa mesmo nestes momentos mais difíceis.

SEJA CRIATIVO
A criatividade deve ser um desafio permanente e não esporádico. Sempre procure idéias que o diferencie da concorrência. Apenas um alerta, nada irá adiantar ter 10 idéias criativas se você não conseguir implantar nenhuma. Muitas vezes, ser criativo significa abandonar o que não deu certo. Deixar para trás idéias antigas é tão importante quanto ter novas idéias.
Em resumo, crie, implante, controle e saia na frente.

AUTOMOTIVAÇÃO
A automotivação é mais do que fundamental para o sucesso do seu negócio.
É preciso ter "fé no taco", ser autoconfiante. Mas isto ainda não é suficiente. Tenha bom senso, porque o excesso de autoconfiança o distancia da realidade e pode levar ao fracasso. Para muitos, um bom mecanismo para manter-se motivado rumo ao sucesso é definir objetivos e metas mensuráveis.

SEJA O MELHOR NO QUE FAZ
Se você ainda não é, deverá se esforçar para se tornar o Airton Senna do seu segmento. Todo empreendimento só se consolida caso se torne a melhor opção para algum serviço ou produto, dentro da sua área de atuação específica. É preciso saber quem são os principais concorrentes, como eles trabalham, quais são as novas tendências do setor, etc. Apenas desta forma, você poderá desenvolver uma estratégia vencedora e se diferenciar, tornando-se a melhor opção perante seu público-alvo.

PLANEJAMENTO
Deve servir como um norte para os seus negócios. Habitue-se a reservar um tempo, a cada semana ou a cada mês, para planejar. Um bom método é desenvolver cenários - otimista, realista e pessimista - elabore ações para cada um deles para evitar surpresas.

Sem plano é impossível estabelecer metas de desempenho para a sua empresa, para os seus funcionários e para você mesmo. Sem metas dificilmente você conseguirá obter comprometimento da equipe. Mas não deixe que seus planos te "engessem". Uma pequena ou média empresa pode mudar de rumo sem provocar grandes "ondas" internas. Seja flexível e se ajuste às mudanças do dia-a-dia.

ENTENDA AS NECESSIDADES DE SEUS CLIENTES
É fundamental pensar com a cabeça do cliente. Não basta ouvi-lo. É um exercício difícil, mas procure colocar-se no lugar dele. Como todos nós em algum momento também somos consumidores, fica fácil imaginar o que sentimos quando somos mal atendidos, quando não recebemos o que compramos ou como ficamos satisfeitos quando tudo aconteceu como queríamos.

Outro ponto, antes de presumir o que o seu cliente quer, pergunte a ele. Com certeza, muitas respostas o ajudarão a definir uma estratégia voltada a quem, no final do mês, paga suas contas.

MANTENHA O FOCO
Mesmo correndo o risco de "chover no molhado", pois muito já foi falado sobre este assunto, o fato é que você precisa definir exatamente quais serviços ou produtos oferecerá e para quem. Concentre-se naquilo que traz resultado para sua empresa. Lembre-se que ninguém pode ser tudo para todos.

CONTROLE OS CUSTOS
Nada é mais fatal, para uma pequena ou média empresa, que uma estrutura com custos altos. Seja conservador e cauteloso nesta área. Lembre-se: a sua equipe tomará como exemplo suas atitudes. Será muito difícil envolver seus colaboradores em uma administração enxuta de custos se eles perceberem que você é um grande gastador.

TERCEIRIZE
Deixe para outras empresas tarefas que não agreguem valor para o seu cliente final. Foque toda a sua atenção e a de seus colaboradores à atividade principal de sua empresa. Se você fizer isso, poderá se tornar o melhor naquilo que faz. Exemplo: além da terceirização das áreas de limpeza, entregadores e contabilidade, algumas pequenas e médias empresas, estão terceirizando, também, o seu departamento de marketing.

CUIDADO COM OS EMPRÉSTIMOS TRADICIONAIS
Recorrer a empréstimos para crescer e se desenvolver faz parte da vida de qualquer empresário, em um país desenvolvido. Por aqui, como sabemos, a história é bem diferente. Existem poucas linhas de crédito de longo prazo e os juros bancários são indecentes, para não dizer imorais. O governo já começou a baixar os juros, mas isto ainda não refletiu de maneira significativa nos juros bancários.

Agora, se você costuma recorrer ao crédito para pagar as contas no final do mês, procure instituições que cobrem taxas mais baixas, como: BNDES, Banco do Brasil, CEF e o Banco do Nordeste e um ou outro banco privado que ofereça linhas de microcrédito a taxas mais atraentes. Os números, com certeza, farão você respirar mais aliviado.

TORNE SEU FUNCIONÁRIO UM VENDEDOR
O Comandante Rolim, ex-presidente da TAM, entre suas célebres citações que estão registradas no livro: "O Sonho Brasileiro - Como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de Negócios", formulou uma frase que sintetiza muito bem o título acima:

" Se a crise vier, e ela está sempre por perto, não dispense pessoas. Coloque-as para vender". Ele já disse tudo.

SUAS CONTAS SÃO SUAS CONTAS
Não misture suas contas com as de sua empresa. Nenhum negócio merece ter que sustentar a família do empresário. Com o desejo de usufruir os lucros do negócio, muitos empresários, absorvem estes recursos para gastos pessoais e acabam "sucateando" suas empresas, perdendo competitividade no mercado. Portanto, se o seu objetivo é ter uma empresa vencedora, atraindo e mantendo vencedores, saiba separar a sua vida pessoal com a de sua empresa.

RECONHEÇA SEUS ERROS
O sucesso de muitas iniciativas depende de um lento processo de tentativas frustrantes, de erro e acerto. Não tenha vergonha de admitir seus erros. Isso demonstra maturidade profissional. Como dizem, erre mas faça. Se você perceber que algo está fora dos trilhos, como um produto que necessita de ajustes ou uma pessoa que não se encaixa numa função, encare o problema de frente e tome uma decisão.

SENDO PRECISO PROCURE AJUDA
É sinal de inteligência e bom senso procurar ajuda externa quando for preciso.
O empresário não é obrigado a dominar todas as áreas. Se necessitar fazer uma ação de marketing, por exemplo e não tiver conhecimento para isso, procure alguém do ramo. Independente de qual for sua necessidade, sempre busque referências, com outros clientes, de quem você irá contratar.

Sem dúvida, existem outros fatores importantes, que podem ajudá-lo a direcionar seus negócios. As fontes de consulta são inúmeras: livros, palestras, artigos como este; todos são muito importantes para que você conheça os conceitos e as tendências atuais de sucesso. Entretanto, aconselho para casos mais específicos a busca de uma visão prática que possa ajudá-lo a encontrar uma solução feita para o seu negócio.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.