.
Autor:
José Luis Amancio
Qualificação:
Economista e Diretor da Consultoria Metis Quality.
E-Mail
[email protected]
Data:
12/03/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O "Novo" Mercado de Trabalho

Nos últimos 20 anos com o advento da era da informação e da Internet e as expectativas exageradas em relação ao mundo virtual e a nova economia , houve uma revolução sem precedentes no mercado de trabalho.

Esta revolução foi causada basicamente pelo uso indiscriminado do computador e informatização das empresas, criando-se ferramentas maravilhosas e uma infinidade de siglas (B2B - Business To Business, B2C –Business to consumer , ERP-Enterprise Resource Package, ERM - Employee Relationship management, CRM - Customer Relationship Management,BI - Business Intelligence), porém em alguns momentos foi ignorado que no centro de tudo isto estão as pessoas e elas é que fazem a real diferença.

Diversas empresas investiram milhões em equipamento e tecnologia ,esquecendo porém de investir na tecnologia na gestão do conhecimento / capital humano e retenção de talentos, tão comumente conhecida como humanidade.

Geralmente nos preocupamos tanto com investimentos em equipamentos, tecnologia, acompanhar a próxima onda que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isto possível.

No topo da organização estão executivos com MBA, MIM e outras tantas qualificações , pessoas de grande talento e brilhantismo, porém por vezes falta uma comunicação efetiva entre o topo da empresa e o restante da organização na busca por uma visão empresarial única e comprometimento comum na organização.

Sob meu ponto de vista alguns fatores chave de uma estratégia bem sucedida para o Mercado de trabalho seriam:

a-) COMUNICAÇÃO: Estabelecer uma comunicação bilateral entre o topo e a base da empresa , objetivando a integração da visão corporativa com as possibilidades reais construindo assim o consenso de ambas as partes em relação a realidade.
Uma comunicação truncada ou falha pode custar muita a empresa , pois irá atrasar ou inviabilizar planos estabelecidos inicialmente.

b-) GESTÃO DO CAPITAL HUMANO: Identificar e reter os melhores potenciais, tendo em mente que uma boa pessoa com um treinamento correto se torna um bom profissional, ao passo que o oposto nem sempre é verdadeiro.
Portanto neste tópico o desafio é identificar e treinar o potencial humano da empresa e com isto desenvolver uma lealdade e relacionamento com os funcionários o ERM (Employee Relationship Management ).

Mais do que nunca as pessoas estão sendo apresentadas a uma nova realidade, aonde não se tem mais uma descrição de cargo ou estabilidade e ao invés disto devemos começar a ter uma descrição de resultados a serem atingidos.

Portanto deve-se buscar dar condições necessárias para que os colaboradores gerem os resultados esperados.

c-) COMPROMETIMENTO: Com uma correta comunicação dos objetivos e contando com a gestão efetiva do capital humano, o comprometimento (da alta administração, média gerência e colaboradores em geral) é fundamental para se poder unir todas esta peças e se começar a construir uma nova mentalidade empresarial efetiva e de empregabilidade sustentável.

d-) GESTÃO DA MUDANÇA: A única constante nos últimos tempos tem sido a mudança, as evoluções sociais, tecnológicas e políticas estão ocorrendo numa velocidade cada vez maior .

Mais do que novas tecnologias, formas de gestão ou dominar outros idiomas uma nova disciplina se faz necessária: a gestão da mudança.

Além de ter novas ferramentas as pessoas têm que aprender novas formas de pensar e descobrir inicialmente o que fazer com as novas tecnologias e desafios.

As pessoas têm que ser estimuladas a buscar novos usos para a tecnologia, gerando empregos, melhorando a qualidade de vida e dando um maior fôlego para a economia e por conta disto tanto as pessoas como as empresas saem ganhando.

Boa sorte e muito sucesso !

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.