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Autor:
André Augusto Villela de Souza
Qualificação:
Mestrando em Administração de Empresas.
FACECA, Varginha-MG.
E-Mail
[email protected]
Data:
13/12/00
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Alianças Logísticas

A relação entre alianças logísticas e acordos nos negócios mostra-se uma valorosa opção para redução dos custos operacionais de distribuição e estocagem, oferecendo oportunidades de melhora na qualidade de serviços aos clientes.
Para empresas bem sucedidas em parcerias logísticas, o reconhecimento da importância da atividade estratégica alinha-se aos ingredientes na competência de tempo e localização. A competência logística é explorada como uma superioridade para ganhar e conservar a lealdade do cliente.
As empresas comprometidas com o uso estratégico da logística costumam apresentar um desempenho melhor que a concorrência, em velocidade e constância do ciclo de pedidos.

BENEFÍCIOS DE UMA LOGÍSTICA INTEGRADA
FUNÇÕES PASSÍVEIS DE ALIANÇAS

(1) Processamento dos pedidos a fornecedores de produtos e serviços.
(2) Armazenamento dos produtos fornecidos em depósitos de estocagem ou centros de distribuição.
(3) Gerenciamento dos estoques.
(4) Transporte para entrega dos produtos aos consumidores.
Para fornecer aos consumidores um melhor serviço, com diminuição dos custos de estoque e de distribuição, as empresas estão adotando o sistema de gerenciamento integrado com parcerias de cooperação formadas de elementos vinculados à cadeia de suprimentos, distribuição e estocagem.
Além de incorporar sua logística ao sistema dos fornecedores e clientes, visam a maximização de todo o seu sistema de distribuição e melhora da capacidade competitiva no mercado.
A meta do gerenciamento da logística integrada é a harmonização de todas as decisões de distribuição da empresa, através de relacionamentos íntimos conseguidos em comitês permanentes de logística, formados pelos gerentes, responsáveis pelas diversas atividades de distribuição física, com alvo na maximização dos resultados da função logística global.

PARCERIA DE CANAL PARA INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA

Para integração logística, é importante a implantação de parcerias e alianças de canal que funcionem efetivamente. O sistema logístico de uma empresa deve trabalhar em conjunto com os membros do canal de distribuição de outras empresas interligadas operacionalmente. Essas parcerias de canal podem ser desenvolvidas através de equipes interempresariais, implantações de projetos compartilhados e de troca/partilha de informações, especialmente aquelas relacionadas com os gastos, comportamentos e desejos dos consumidores.

FORNECEDORES CONTROLAM OS ESTOQUES DAS EMPRESAS

É cada vez mais crescente o número de casos em que a integração entre empresa e seus fornecedores atingem níveis antes inimagináveis. O reabastecimento do estoques empresariais está se tornando tarefa importante a ser cumprida pelos próprios fornecedores, via eletrônica, de forma automática e quando são atingidos os níveis previamente acertados para a reposição das mercadorias.
Nesse novo contexto, os fornecedores têm que estar preparados para assumir os custos dos excessos de estoques das mercadorias. É também sua tarefa atual contribuir para a realização das devidas adaptações no design, nas embalagens e nos tamanhos dos fornecimentos. Procuram assim manter uma consonância com os produtos e serviços desejados pelo mercado, em trabalho conjunto com a produção e o marketing da empresa.
Quando os grandes varejistas informam on line aos seus fornecedores sobre o ritmo de consumo de seus produtos, os níveis de estoque, os pontos de pedidos e os orçamentos de compra; têm como objetivo reduzir custos na cadeia de suprimento, em todos os passos e fases que compõem o fluxo de abastecimento, produção e estocagem. Nesse mister, os fornecedores envolvidos na aliança estão mais bem posicionados para gerirem, adequadamente e com eficiência, o fluxo de seus produtos. Mantém uma direção às empresas compradoras, em conformidade com ritmo de demanda do mercado consumidor dessas empresas.

GESTÃO DOS FORNECEDORES FACILITA O CONTROLE DOS PREÇOS

O incremento da preocupação e do controle entre empresas e rede de fornecedores tem beneficiado os consumidores por meio da possibilidade efetiva de decréscimo dos preços. Esse gerenciamento da rede de fornecedores tem produzido impactos altamente favoráveis.
A cooperação entre fornecedores e varejistas resulta na melhoria tecnológica dos sistemas de controle de estoque. Representantes de varejistas e de fornecedores estão criando organizações destinadas a aumentar as ações de integração entre os elos da cadeia de fornecimento na aliança estabelecida, tendo em vista os benefícios que são gerados para todos.
Podemos definir as seguintes relações de fracasso ou sucesso em uma aliança logística:


As alianças logísticas oferecem uma opção de eficiência e competitividade, por meio da formação de parcerias vantajosas na redução de custos.
Embora tais reduções sejam muito desejáveis, não podemos abandonar a linha principal de raciocínio para a orquestração de uma aliança competitiva: a razão é o impacto no mercado!
CONCLUSÃO

Um dos pré-requisitos básicos para boa decisão na opção pela aliança logística é a informação estruturada sobre o que se está decidindo, a atenção no foco do objetivo desejado e a compreensão exata dos reflexos favoráveis e desfavoráveis que serão decorrentes da decisão.
Dentre os desafios estratégicos para enfrentar a globalização e a concorrência amplificada estão as descontinuidades sócio-técnico-econômicas incidentes e a necessidade de promover continuamente inovações que diferenciem a empresa e a alavanque, nesse mundo cada vez mais descontínuo.
Em vista das ameaças permanentes das descontinuidades, as empresas precisam estar preparadas para avaliar continuamente esse processo e reagir constantemente, com a produção de inovações. As empresas devem ter o pensamento estratégico da aliança logística voltado para esse novo clima!
O diferencial competitivo conseqüente é derivado de um processo implantado de administração do conhecimento, que, gerenciando as idéias e os ativos do conhecimento juntamente com as demandas contínuas do mercado consumidor, produza inovações, produtos, serviços e sistemas palatáveis, efetivamente voltados para os clientes.


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