.
Autor:
Lyo Marques Júnior
Qualificação:
Presidente da Controle Soluções Empresariais
E-Mail
[email protected]
Data:
14/02/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Que Hoje Faz a Diferença Entre Empresas Rentáveis e Não Lucrativas

Há um fenômeno recente responsável pela enorme diferença entre empresas que continuam lucrativas, apesar das adversidades, e as que mal conseguem se manter no mercado. As rentáveis são aquelas que invariavelmente conseguiram, em grande parte, montar controles internos capazes de gerar estruturas de custos suportáveis. Em uma palavra: conseguem reduzir impostos legalmente, cumprindo rigorosamente a legislação, e, com isso, podem praticar preços mais competitivos diante da concorrência. Fizeram ainda o dever de casa no sentido de cortarem desperdícios, estruturas dispendiosas, estoques onerosos e mão-de-obra desnecessária. Não tenha dúvidas: assim caminha a humanidade no universo corporativo saudável...

Outro pesadelo que atormenta a vida de todas as empresas também vem sendo exorcizado de forma proativa. As terríveis e constantes dores de cabeça geradas por falhas involuntárias, desconhecimento da legislação, perdas de prazo e erros de cálculos, além das pressões exercidas tanto pela Receita Federal como pelos governos federal, estadual e municipal na fiscalização estão empurrando um grande número de empresas a buscarem novas estratégias para melhor ajustar algumas de suas áreas vitais, como a contabilidade, por exemplo, para evitar que pequenos enganos ou omissões possam causar problemas mais graves no futuro. Centenas de empresas, incluindo-se as de pequeno e médio portes, têm optado por deixar nas mãos de especialistas a gestão de todas suas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas para se livrarem da preocupação e manterem uma estrutura adequada aos olhos do mercado.

Mais do que nunca, as empresas agora necessitam ter em ordem a sua situação contábil. Há uma tendência mundial, que chega agora com força também no Brasil, no sentido de que a melhor maneira para ordenar suas contas é delegar a terceiros a contabilidade e deixar que especialistas cuidem de toda a burocracia. Afinal, qualquer descuido pode comprometer meses de faturamento da empresa caso sofra multas governamentais por descumprir alguma obrigação legal ou fornecimento de dados para o Fisco que não batem com os originais da empresa. A persistência no erro, mesmo que involuntariamente, não passará despercebida e poderá causar até mesmo uma suspeita de sonegação aos olhos do governo.

São inúmeros os casos de empresas que só se lembram de procurar especialistas quando é tarde demais ou já assustadas com o peso das multas aplicadas pela Receita devido à detecção de erros. Para acabar com esse risco, existem diversos modelos de gerenciamento. Os serviços de contabilidade podem ser executados interna ou externamente por profissionais responsáveis pelo levantamento de dados e informações mais importantes da empresa, como por exemplo as contas a pagar/receber, impostos diretos e indiretos, folhas de pagamento entre outros e, a partir da conciliação e a análise desses dados, pode ser feita a desejável integração de todas as áreas estratégicas da empresa, partindo da contabilidade.

A falta de integração da contabilidade com a parte fiscal, o controle de estoques e os recursos humanos de uma empresa é a maior responsável pela geração de informações erradas que podem causar altos prejuízos na gestão da companhia. A opção por um ou outro tipo de terceirização abre também a possibilidade à empresa de manter ou não uma estrutura flexível, podendo pagar menos ao profissional que permanece em tempo parcial, de acordo com as necessidades internas, por exemplo.

A grande vantagem de se optar pela profissionalização da contabilidade, além da tranqüilidade dos dirigentes de estarem optando pela garantia de uma empresa bem estruturada e com custos mais baixos, é que, de quebra, eles ainda ganham todas as ferramentas e informações gerenciais precisas para tomarem decisões de negócios. Além disso, delegar tarefas ligadas a áreas estratégicas é mais prático e menos oneroso do que montar departamentos próprios, seja para processar a folha de pagamentos, calcular os inúmeros impostos federais, estaduais e municipais, ou promover os lançamentos contábeis e gerir as finanças. Sem contar que a perda de prazos ou qualquer descuido legal podem significar enormes prejuízos.


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.