.
Autor:
Francisco Britto e Luiz Wever
Qualificação:
Fundadores da B Consultoria, empresa de consultoria integrada.
E-mail:
[email protected] e [email protected]
Data:
14/06/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Os Benefícios do Coaching Estratégico

O Executive Coaching é uma ferramenta utilizada entre um executivo que possua uma posição estratégica em uma organização, e um Coach especialmente contratado e treinado para tal. Esta ferramenta pode ser utilizada em todo tipo de organização. Seu objetivo principal é o de aumentar a performance e atingir a excelência do executivo.

A ferramenta de Executive Coaching é focada em performance e desenvolvimento organizacional, mas também contém um forte componente pessoal. Os resultados produzidos por um relacionamento como esse, entre o profissional e o Coach, podem ser observados, medidos e comparados com os objetivos da organização.

A combinação de características atuais para o líder ideal muda o tempo todo, principalmente porque a liderança está diretamente ligada a situações e adversidades. Líderes bem sucedidos precisam desenvolver constantemente competências e estilos. Portanto, o estilo pessoal realmente importa. Isto significa que o desenvolvimento não pode "evaporar" quando um indivíduo chega ao topo. Liderar é uma das experiências mais intensas da vida!

A essência do Coaching é que o indivíduo que passa por este processo pensa através da sua própria situação, cria uma estratégia própria de melhoria, prepara e implementa planos para atingir estes objetivos e revê constantemente com o Coach os progressos e dificuldades para assegurar o máximo deste aprendizado – a melhor experiência é tirada do processo. Utilizar um Coach experiente, principalmente um que possua um entendimento pessoal de como os negócios e o comércio funcionam nos níveis mais altos, é uma forma moderna e eficiente de obter aprendizado real e, com certeza, resultados organizacionais concretos.

A experiência mostra que importantes organizações obtêm benefícios substanciais do Executive Coaching se existe a necessidade de:
Construir uma melhor coerência e performance do time;
prover suporte pessoal para altos executivos que estão iniciando um novo desafio e uma nova responsabilidade;
integrar novos executivos o mais rapidamente possível na organização;
preparar um executivo para uma promoção;
desenvolver e utilizar novas capacidades pessoais para uma responsabilidade nova ou existente;
desenvolver e aprimorar capacidades que estão dormentes ou abaixo das expectativas;
pensar sobre uma situação de carreira, buscando a resposta que fará a diferença para o executivo e a organização;
regenerar o pensamento e a performance do time;
prover uma experiência de aprendizado desafiadora para um executivo sênior, sem removê-lo de seu local de trabalho enquanto ministrada;
prover aos participantes capacidades estratégicas e objetivas, com total confidencialidade, através de um "advogado do diabo" que testa seus pensamentos e planos e de um "confidente" que compartilha os períodos de pressão e estresse.

A pressão do dia-a-dia pode produzir situações nas quais é fácil perder a visão global da organização. O Executive Coaching cria espaços e momentos para o executivo pensar sobre seus pontos fortes e objetivos, e ao mesmo tempo o desafia a achar a vontade – e muitas vezes coragem – para comandar o seu próprio jogo e sua performance organizacional.

Francisco Britto e Luiz Wever

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.