.
Autor:
Emanuel Gonçalves
Qualificação:
Diretor da EGS Consultoria Empresarial Ltda
E-Mail
[email protected]
Data:
14/08/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Como Evitar o Consumo Compulsivo

Não podemos jogar toda culpa do endividamento nos juros, nas facilidades de compra a crédito e nas armadilhas do sistema financeiro, afinal também temos nossas responsabilidades. Na verdade somos muitos vulneráveis e nos deixamos facilmente nos envolver pela "sedução" do Marketing de Consumo.

Nada contra ao consumo, muito pelo contrário, desde que esteja realmente dentro das possibilidades de pagamento.

Se você, leitor, quer se proteger e evitar aquela origem despercebida ao desequilíbrio orçamentário, observe as seguintes sugestões:

    1- Antes de ir às compras, reflita bem se você realmente necessita do artigo que quer adquirir. Lembre-se das prioridades, ou seja, sua subsistência.

    2- Dentro do possível não tenha muita pressa, assim você poderá pesquisar e avaliar os preços mais em conta.

    3- Comprar à vista ainda é a melhor opção. Comprar a crédito é dívida, mesmo a vencer!

    4- Shopping center parece um sonho. Cada um mais lindo que o outro. Não existem relógios, luz natural, com seus pisos lisos que forçam você andar devagar aumentando assim as possibilidades de se atrair mais e consumir o que não planejou.

    5- Todo cuidado é pouco com as compras por meio de cartão de crédito ou cheques pré-datados. Perceba que todas as lojas tentam lhe conduzir para essas formas de pagamento porque sabem que a maioria dos consumidores sempre compra além do planejado.

    6-
    Entrar no cheque especial, nem pensar! Trata-se de um empréstimo antecipado que está sempre à sua disposição como uma verdadeira tentação, tipo assim: "Use-me..use-me...use-me..." Cabe a você resistir e se preservar.

    7- Emprestar cheques a terceiros, amigos ou amigas, familiares ou comprar a crédito em seu nome são favores muito delicados de se fazer. Na hora de pedir todo muito faz com jeitinho, mas depois...

    8- Economia, prudência e sabedoria são imperativos de um consumidor consciente!

Conheço bem o drama das pessoas endividadas, muitas delas poderiam ter evitado chegar ao ponto que chegaram se fossem mais precavidas. Com as dicas acima, certamente você vai ter menos dor de cabeça e poderá dormir com mais sossego.


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.