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Autor:
Alexandre Ribeiro
Qualificação:
Consultor de gestão estratégica de negócios.
E-Mail
[email protected]
Data:
15/08/01
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Empresas Familiares Buscam Profissionalização

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae cerca de 73% das micro e pequenas empresas brasileiras são de gestão familiar.

Este tipo de negócio apresenta aspectos bastante singulares. Na maior parte dos casos, a empresa espelha as principais características dos fundadores.

Se por um lado isto pode ser considerado interessante pelo fato de acrescentar valores como a determinação, raça, visão de futuro, e tantos outros fatores responsáveis pelo desenvolvimento destas empresas de sucesso, traz também certas dificuldades que podem minar suas chances de expansão.

Normalmente as empresas familiares atingem em um determinado momento de sua existência um patamar de desenvolvimento difícil de ultrapassar, e se nada for alterado, a tendência é que ela fique estagnada no tempo. E convenhamos, no mundo dos negócios, estar parado pode significar andar para trás, pois a concorrência não dá trégua.

Muitas empresas de pequeno e médio porte que atualmente se encontram nesta situação, têm buscado diferentes caminhos para reverter este processo. Algumas contratam executivos com experiência em grandes empresas, outras investem em poderosos softwares de gestão, mas grande parte delas promovem mudanças parciais ou apenas paliativas que não vão fundo na questão ou apenas alteram o quadro de forma superficial.

Na maior parte dos casos os resultados duram pouco tempo e os investimentos não trazem o retorno desejado, gerando assim um sentimento de descrença.

A empresa familiar tem tudo para dar certo, mas precisa identificar corretamente suas verdadeiras potencialidades e fraquezas. Uma empresa nunca é igual a outra. Cada uma tem o seu próprio "código genético", e portanto cada caso deve ser tratado de acordo com suas características. As soluções devem ser planejadas e bem articuladas, pois ações isoladas não costumam ser muito efetivas. Exatamente por isto, uma ação de sucesso implantada na empresa do vizinho pode ser uma catástrofe na sua, ainda que ela seja do mesmo ramo, tenha o mesmo faturamento e assim por diante.

Muitas das empresas procuram o serviço de consultoria para projetos de profissionalização, pois já tentaram substituir os familiares por administradores profissionais, mas não haviam sido preparadas para este tipo de mudança.
Com raras exceções, não foram definidas as expectativas quanto a atuação do profissional contratado, nem os recursos que ele necessitaria ou quais seriam as diretrizes para sua atuação, nível de autonomia e etc.

Muitas vezes este tipo de solução não é adequada ao momento que a empresa vive, à estrutura de controles e ao nível de centralização existente.

É perceptível o crescente clima de preocupação por parte das empresas familiares quanto ao seu futuro e o risco de estagnação. Muitas estão buscando apoio de especialistas para a profissionalização de suas estruturas, e este pode ser um fator importante para o aumento da longevidade destas organizações.

Um exemplo de empresa que se adiantou na busca de solução para esta problemática é o de um grande varejista do segmento de tintas, com diversas filiais no estado de São Paulo.

Uma empresa familiar, em crescimento que optou pela profissionalização contratando um serviço de consultoria. Um dos sócios da empresa, afirma que "... não adiantava pensar apenas em crescimento, era necessário modernizar a empresa e profissionalizar a gestão para que pudéssemos aumentar nossas chances no futuro. Por isso começamos fazendo um diagnóstico para saber por onde começar, e agora estamos iniciando o processo de mudança..."

O desenvolvimento e modernização das empresas tornou-se condição fundamental para que elas mantenham a competitividade em seus mercados e possam, assim, obter melhores resultados e continuar gerando empregos. Especialmente as de pequeno e médio porte, por seu importante papel na economia brasileira.

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