.
Autor:
Roberto Brizola
Qualificação:
Presidente da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração.
E-Mail
[email protected]
Data:
16/05/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Controles de gestão

Se a contabilidade de uma empresa for bem elaborada, tem-se a maioria dos controles de que se necessita para utilizá-la como um instrumento de gestão. O problema é que a maior dificuldade para um administrador usar a contabilidade para tomadas de decisões é o fato de que, na maioria das vezes, ela não reflete a realidade da empresa.

O administrador, diretor ou empresário que nunca estudou contabilidade, (e também não tem obrigação nenhuma de fazê-lo porque já está pagando profissionais para isso) muitas vezes, sente-se até um pouco constrangido quando recebe uma pilha de relatórios. E daí, o que fazer com tudo isso?

A contabilidade ainda é o melhor controle com o qual uma empresa pode contar. Não se sabe sua origem, pois começou devagar e evoluiu. Acredita-se que quando a humanidade começou a ter noção de posse e propriedades, começaram os registros. No início, eram registros rudimentares que não passavam de inventários de bens diversos, propriedades e registros de colheitas.

É comum alguns empresários terem um certo "bloqueio" ou uma certa "aversão" pela contabilidade. Talvez, este tipo de comportamento exista em função da falsa idéia de que o contador é o homem que "mexe" com os impostos. Quando ele aparece na empresa ou na sala do patrão, o empresário "treme" só em pensar nas guias dos impostos que ele está trazendo.

Apesar da contabilidade ter todas as informações básicas e essenciais que um administrador precisa para a tomada de decisões, a sua maior deficiência é a característica dela ser estática. A contabilidade registra os fatos ocorridos e conhecidos em determinada data; ela não é dinâmica. O administrador possui em mãos sempre dados históricos.

A contabilidade é muita rica em informações para os administradores. Por exemplo: com os sistemas informatizados "on-line", é possível contar com balanços diários.

O balanço é de extrema importância para mostrar a situação patrimonial da empresa naquele momento. Com ele, é possível criar relatórios para análise de capital de giro, rotatividade dos ativos operacionais, estrutura de capital, valor patrimonial da empresa, entre outras informações de importância.

A demonstração de resultados é outro instrumento que a administração deveria usar diariamente. Isso permite ao administrador uma análise da posição de lucro ou prejuízo, além de análises comparativas, tais como custo dos produtos vendidos em relação a faturamento, a fim de saber como está se comportando a margem de lucro.

Para os contadores e profissionais ligados à área fica registrada a necessidade de promover-se mudanças na contabilidade e em seus princípios, para que possa assumir a característica de ser uma ciência mais dinâmica e menos estática.

Acredito, também, que o maior uso da contabilidade como instrumento de gestão por parte dos administradores só trará benefícios para a empresa, em função da conseqüente redução de custos dos controles paralelos.


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.