.
Autor:
Ulysses Princi Portugal
Qualificação:
Diretor do departamento de consultoria da Tradeworks Logística e Comércio Exterior.
E-mail:
[email protected]
Data:
16/07/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Papel da Consultoria em Comércio Exterior

Com o advento da globalização econômica, as transações comerciais entre os países estão se intensificando e o contexto mundial do fluxo de mercadorias cada vez mais dinâmico. Esse ágil cenário financeiro influencia diretamente na forma de produção e atuação das empresas que se utilizam do comércio exterior nos segmentos em que atuam.

As corporações que atuam internacionalmente já entenderam que seus níveis de competitividade são definidos não só pela capacidade produtiva, redução de custos para manter um preço atrativo, qualidade garantida e know-how de atuação, como também pelo conhecimento profundo e utilização correta dos mecanismos econômicos vigentes, incluindo os legais e burocráticos de comércio exterior, para que seja utilizada de maneira eficiente e positiva.

A partir do momento em que as corporações precisam importar e exportar componentes de maneira eficiente, rápida e sem riscos de falhas e problemas futuros sente-se a necessidade implementar um completo processo de consultoria em comércio exterior.

A consultoria pode ser considerada como uma das primeiras atividades que criam as estruturas básicas para o desenvolvimento do restante das transações comerciais. Nessa fase todos os procedimentos necessários à realização de uma determinada atividade da área são analisadas e relacionadas com as necessidades de cada importação e exportação de maneira a otimizar todo o fluxo operacional, conquistando os valores desejados pela empresa como a redução dos custos e o tempo para conclusão das atividades, o que oferece melhoria dos serviços oferecidos.

Várias empresas especializadas em serviços de comércio exterior estão adaptando seus serviços e criando seus departamentos de consultoria. A maioria procura oferecer o trabalho completo, realizando o acompanhamento de todas as etapas das importações e exportações com consultoria permanente sobre os aspectos administrativos, cambiais, aduaneiros e fiscais que os envolvem, otimizando tempo, reduzindo custos e evitando riscos.

Além disso, uma equipe de consultoria deve reunir esforços para melhorar a qualidade e a confiabilidade em cada etapa das atividades, minimizando possibilidades de erros e o pagamento de multas e acréscimos legais, pois cobre todas as áreas exigidas pelo comércio exterior.

Um dos aspectos mais importantes, mas não o único, da consultoria deve-se ao acompanhamento da legislação, além da fiscal e tributária. Na área legislativa é necessário o acompanhamento diário de todas as alterações das leis voltadas para comércio exterior, filtrando-as segundo as necessidades e atuação de cada cliente e as enviando para os responsáveis pelas áreas envolvidas. A legislação é muito dinâmica e todo dia sofre transformações que atingem diretamente as operações de importação e exportação. Exportadores e importadores precisam acompanhá-las de perto, a fim de que não cometam infrações à legislação vigente, que podem acarretar enormes prejuízos aos seus negócios.

Já nas áreas fiscal e tributária seguem-se as mesmas questões: manter-se atualizado com o que vem ocorrendo no mercado a fim de desenvolver as atividades segundo as normas vigentes, evitando problemas futuros com a Receita Federal e o governo. Além disso, um bom planejamento tributário pode resultar em significativa redução de custos. É preciso que as empresas sejam orientadas no sentido de seguir corretamente o que determina a lei, evitando futuros problemas fiscais e, assim, gastos não programados e imagem prejudicada no mercado em que atuam. Geralmente, as empresas especializadas em consultoria fiscal oferecem trabalhos como emissão dos documentos, passando pela escrituração dos livros, apuração e pagamento dos impostos, além do cumprimento das obrigações acessórias.

Outra área de consultoria explorada pelas empresas especializadas é a de classificação tarifária. Atualmente, os profissionais são altamente especializados para realizar a descrição completa do produto e seu correto enquadramento tarifário, o que influencia diretamente nos tributos a serem pagos, bem como eliminar a possibilidade de problemas com a Receita Federal.

O trabalho de consultoria oferecido a essas corporações que se utilizam do comércio exterior é fundamental no que diz sentido a eficiente realização dos processos de importação e exportação. Sem essas orientações muitas multinacionais estariam com suas atividades transnacionais prejudicadas nos aspectos legais e tributários.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.