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Autor:
Roberto Brizola
Qualificação:
Presidente da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade e Gerente da Unidade de Negócios Novos Associados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
E-Mail
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Data:
17/10/02
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Uma Estratégia de Sucesso

Com a introdução da internet muitas pessoas procuraram empreender seu próprio negócio e mais que isto alcançar o sucesso. Os dois mais importantes requisitos para alcançar o sucesso são: a competência e o capital. Porém, os investimentos fabulosos na Internet acabaram-se - fruto do casamento da incompetência com o dinheiro - mas agora a realidade é menos dinheiro mesmo que seja para os competentes que sobreviveram. Sendo assim, qual é a melhor estratégia a ser adotada?

Se o dinheiro é curto resta-nos usar a criatividade. Então, suposto que se considere muito competente para empreender um novo negócio, a primeira dificuldade é criar uma operação que gaste pouco e que ao mesmo tempo tenha agilidade e qualidade.

É bastante razoável pensar que mesmo com pouco investimento, a empresa que tem poucas despesas, pode ter um fôlego que compense a falta de capital. Deste modo, as chances de sucesso do empreendimento passam a ser no mínimo iguais as de um outro empreendimento bem capitalizado.

Ao pensar neste cenário, a primeira impressão que causa é que isto parece ser impossível. No entanto, há realmente uma estratégia que pode suprir esta carência do capital. Então deve estar se perguntando, qual é mágica?

Bom, na verdade não é nenhuma mágica e sim um grande esforço na busca de recursos voláteis, isto é, parceiros. Sim, quero dizer que a parceria é uma estratégia de sucesso e mais ainda representa uma evolução administrativa.

Quando relembramos um passado recente, a maioria das empresas tinha uma estrutura bastante horizontal, isto é, faziam atividades que não estavam ligadas diretamente com o negócio da empresa. Na prática quase não existia o que chamamos de terceirização, que posteriormente mostrou-se uma estratégia de sucesso que delegava atividades burocráticas e não estratégicas para terceiros especialistas.

Atualmente, vivenciamos, o que ouso chamar de evolução da terceirização, ou seja, as parcerias colaborativas. Esta nova prática possibilita oferecer soluções especializadas sem a necessidade de manter um alto custo operacional mensal, mas ao mesmo tempo com agilidade e qualidade.

Tal estratégia tem se mostrado muito eficaz e até mesmo grandes corporações tem adotado-a. Por isto, que esta é a melhor estratégia para manter sua operação enxuta e competitiva, facilitando muito acompanhar o sobe e desce da economia. A parceria permite que se invista basicamente em duas frentes, primeiro em ações comerciais e de marketing e a segunda no foco estratégico e gerencial do seu negócio.

Sim, vale a pena salientar, que o sucesso depende também de foco e de esforços de relacionamento, uma vez que o principal papel da parceria é permitir a sustentação operacional e como papel coadjuvante à abertura da possibilidade de novos negócios.

Portanto, se pensa em abrir um novo negócio, mesmo com pouco dinheiro, comece desde já a catalogar fornecedores e gente de confiança que potencialmente podem tornar-se parceiros no futuro. Por outro lado, se já é um empreendedor e não tem ainda parceiros, comece seriamente a pensar nesta estratégia, que pode tornar seus negócios ainda mais lucrativos.

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