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Autor:
Creusa Quirino
Qualificação:
Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional
E-Mail
[email protected]
Data:
18/01/03
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Um Coach na sua Empresa: Impactos Positivos e Geração de Vencedores

Quando uma organização recebe o coaching, impactos diretos e indiretos se espalham para todos os lados. Estes impactos dependem muito do histórico de cada organização, sendo que este histórico é o espelho dos grupos que nela atuam . É comum, infelizmente, encontrarmos a descrença instalada e as célebres frases "assassinas" : " Isto aqui não dá certo...", "Algo semelhante já foi tentado...", "Já estamos desgastados de tantos modismos..." e por aí afora. É necessário "esvaziar o balde" para que algo novo tenha espaço. Não vou entrar no mérito se as queixas são justas ou não, mas quero dizer que a resistência faz parte da mudança.

Mudança é processo, e isto incomoda as pessoas que não querem sair da sua área de conforto. Todas estas questões devem ser trabalhadas antes do início do processo. Costumo elaborar com o os envolvidos um "contrato", ou seja, estabelecer as regras do processo, onde estas questões são colocadas com clareza e objetividade, sendo oportuno alinhar as expectativas e estabelecer um clima de confiança. Quando estas questões são trabalhadas de forma adequada, tudo isto é amenizado. É preciso transformar a macromudança, aquela que à primeira vista não conseguimos perceber que nos afeta em micromudança, aquela que me afeta diretamente neste momento. Transformar a "ameaça" da mudança em oportunidade é concluir que ela pode me beneficiar, e aí eu diminuo as minhas defesas e entro no processo.

O Coach pode ser realizado tanto por um consultor quanto por profissionais da própria empresa, desde que devidamente treinados. Podemos trabalhar com as duas hipóteses. A função do Coaching é dar poder para que o outro adquira competências, produza mudanças específicas em qualquer área da sua vida, e principalmente transforme a si mesmo. Entendo que os profissionais que vão se preparar para desempenhar este papel possam ter a oportunidade de vivenciar o processo, e nesta etapa acredito ser importante que o façam com um consultor que esteja preparado para isto. O Coach nos ajuda a desenvolver confiança em nossas possibilidades e persistência diante dos obstáculos, e a implantação desse processo nas organizações deve proporcionar muitas mudanças, o que via de regra encontra obstáculos... Entendo que os profissionais possam desempenhar este papel sim, sendo importante o conhecimento que ele traz da organização, mas é imprescindível que saibam separar o que é seu e o que é do outro... A maturidade e a experiência são fundamentais para ser Coach. Sem estes dois fatores, não se alcançará a efetividade necessária ao processo. É preciso nos disponibilizar para isto, iniciar o processo com a crença da sua importância. O consultor pode ainda, durante um período, supervisionar as atividades destes profissionais dentro do sigilo e ética inerentes ao sucesso do processo.

A forma de realização do Coaching e a pessoa que implanta e gerencia o processo são fatores chave de sucesso de todo o processo. Coaching transforma as pessoas desde que elas estejam dispostas e prontas para isso. A partir daí, estão predispostas e abertas a buscar aquilo que as faz e as torna vencedoras, de acordo com o conceito que " vencer" possa ter para cada um. É, portanto, através do coaching que os funcionários de uma empresa podem gerar mudanças pessoais, pequenas ou grandes, mas que sempre vão refletir no seu desempenho enquanto profissional.

A alteração do estilo de gerenciar é conseqüência, o importante é o reconhecimento da necessidade de mudança... Se isto está incorporado, traz resultados para todos. É claro que a mudança sempre traz um desconforto inicial, não é à toa que a mudança é um processo... Todos nós passamos por suas etapas, e o que é pior, muitas vezes não percebemos isto. Tudo começa com a percepção; passa pela mudança de atitude, decisão pela mudança, exteriorização até a estabilização. A implantação do Coaching passa por tudo isso. Na etapa de decisão pela mudança já se pode perceber o início dos resultados. As equipes se comprometem mais, e sentem-se mais estimuladas para as ações. Não podemos esquecer que o processo de mudança é cíclico. Na etapa da exteriorização, momento em que passam a adotar novos padrões de comportamento, o peso do sistema é muito forte e pode levar a regressão. É uma etapa delicada mas muito rica em aprendizado e fortalecimento de crenças e valores, e quem consegue passar por ela conquista resultados muito satisfatórios, e melhor ainda, aprende que a história se repete e são estes resultados que asseguram a continuidade do processo, onde todos tem seu grau de responsabilidade e contribuição.
Os impactos e os benefícios do Coaching se congregam nas pessoas. Depende delas e flui para elas. Portanto, todo cuidado é pouco e um profissional experiente nesta hora é muito importante para evitar que apenas desperte as pessoas para a mudança mas efetivamente não conclui o processo como um todo. Coaching não é terapia mas ajuda muito no crescimento pessoal e profissional. As pessoas e as equipes da sua empresa vão sentir e vão, efetivamente fazer a diferença.

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