.
Autor:
Pedro Montanari
Qualificação:
Consultor e vice-presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB)
E-Mail
[email protected]
Data:
18/05/01
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

A Galinha que Canta é a Que Botou o Ovo!

Nos meus 40 anos de mercado como executivo, empresário e consultor, acompanhei de perto os processos de ascensão e fixação do nome de muitas empresas, seus produtos e/ou serviços e a projeção dos seus executivos. Posso citar, num piscar de olhos, uma dúzia de empresas que gastam muito dinheiro em propaganda e não têm muita projeção e outras tantas que têm nomes, marcas e executivos conhecidos e prestigiados pelo mercado. Milagre? Não, apenas uma combinação de trabalho sério e senso de oportunidade. Quero falar dos casos deste tipo que tenho presenciado e que podem ser úteis a você e à sua empresa.

O que pode haver de comum no êxito mercadológico e na boa imagem institucional de um fabricante de cosméticos (AVON), um bureau de serviços de informações (SERASA), um grupo internacional operador em hotelaria, turismo e serviços (ACCOR), um banco estrangeiro (CITYBANK), uma distribuidora de energia elétrica (ELETROPAULO) e uma empresa pública como os CORREIOS? Todos eles investem na qualificação e performance de seus funcionários e - o segredo - divulgam, fazendo o mercado saber que esta busca por excelência tem como objetivo atender sempre melhor o cliente. Nestes poucos exemplos citados, dentre muitos outros, parte expressiva dos clientes dessas empresas consomem seus produtos e serviços influenciada pela imagem da qualificação profissional dos funcionários e executivos.

Estas empresas perceberam que o investimento no fator humano e a divulgação das experiências ao público, dão credibilidade e confiança aos consumidores. O segundo segredo: divulgam ao mercado interno da empresa - seus funcionários, que ficam sabendo porque estão ali, para onde estão indo junto com a empresa e sua importância nela. Isto é endomarketing!

Questão: é uma tendência atual do mercado as empresas praticarem agressivas políticas de Recursos Humanos, de olho nos frutos da produtividade, da lucratividade e melhoria da imagem junto ao público externo e interno? Os casos ganhadores do prêmio TOP DE RH-ENDOMARKETING, da ADVB indicam que sim. Contudo, eu argumentaria que, se as empresas não estão mostrando ao mercado este trabalho, é possível dizer que estão perdendo - ou deixando de ganhar - mais espaço no mercado.

Há uma frase em marketing que põe o dedo na questão: "a galinha que canta é a que botou o ovo". Isso quer dizer: recebe os méritos quem divulga. Muitas vezes, as empresas deixam de divulgar experiências, criações, iniciativas, investimentos pioneiros que poderiam gerar grandes espaços na mídia e maior exposição no mercado e, tempos depois, surpreendem-se com um concorrente se atribuindo a paternidade, a exclusividade, o pioneirismo de um projeto, às vezes copiado.

Obviamente, a única forma de estar nesta vanguarda, ou de não se deixar passar para trás, é a de traçar uma política de divulgação dessas experiências humanas bem sucedidas na empresa.
No caso dos recursos humanos, por exemplo, o TOP de RH da ADVB, consolidou-se no mercado como a mais importante premiação nacional e a principal vitrine de casos do setor. Foram premiados 122 casos de RH/ENDOMARKETING. Isto pode ser observado pelo perfil das empresas ganhadoras, entre as mais importantes da economia, e pelo alto nível das experiências relatadas. Mas, atenção: alto nível não está relacionado com o valor dos projetos. Nestes oito anos de premiações, o júri, composto sempre por figuras destacadas do empresariado nacional, escolheu e premiou muitos casos simples, engenhosos e de baixo custo - mas de alto retorno!
No site da ADVB (www.advbfbm.org.br) você pode acessar o resumo de todos esses casos, além do depoimento dos ganhadores. Ali, existem outras informações sobre regulamento, como apresentar um caso etc.

Acho que agora cabe a pergunta: sua empresa vai continuar botando o ovo em silêncio?


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.