.
Autor:
Osvaldo Baratela Filho
Qualificação:
Analista de Informações
E-Mail
[email protected]
Data:
19/01/01
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Realidade x Virtualidade dos Negócios na Internet

Ao empresário que pretende elaborar uma estratégia de negócio utilizando o veículo Internet, seja aplicando algum serviço B2B ou B2C ou simplesmente divulgando a sua empresa, procure
entender a realidade das coisas.
Aos que pouco utilizam a Internet ou aqueles que vislumbram o retorno imediato que uma estratégia de negócio no mundo WWW pode trazer, analise todos os aspectos antes de iniciar algo.
Somos incentivados a estabelecer qualquer tipo de negócio na Internet com a ameaça de que, se não aproveitarmos o momento, seremos esquecidos e em pouco tempo não teremos mercado, pois, as pessoas estão cada vez mais utilizando-se de serviços oferecidos pela Internet.
Realmente, as pessoas tendem com o decorrer do tempo, movidos pelas condições oferecidas para compra de equipamentos de informática, oferta de provedores de acesso gratuitos (os que ainda restam) e a confiança nas transações bancárias efetuadas pelos cartões de crédito, a se beneficiarem dos serviços oferecidos pela Rede, porém, cada negócio é uma situação diferente e deve ser visto como tal.
Na forma como as coisas são colocadas, temos a impressão que com a elaboração de um simples website, poderemos duplicar o faturamento ou até mais que isso, sendo que seremos uma empresa "global", vista pelo mundo todo. Mas será que é tão simples assim ?!
Procurando ver as coisas pela razão verificamos que o site realmente pode ser visto pelo mundo todo, uma vez que a Rede é uma só. Mas o mundo todo fala português ? A sua estratégia de negócio esta focada em que tipo
de público ? Qual a sua abrangência de mercado, ou seja, até onde a sua empresa tem estrutura para atender ? Que tipo de serviço pode oferecer ? ...
Através destas simples questões podemos verificar que vários fatores influenciam na elaboração de um website. Isso não quer dizer que um planejamento adequado analisando todos os aspectos: in-vestimento, retorno, elaboração, manutenção e serviços oferecidos, não possa ser interessante.
Primeiramente procure conhecer o veículo, acessando alguns sites. Utilize os mecanismos de busca e verifique os serviços oferecidos na Rede. Analise a estrutura de logística, a forma como as transações financeiras são processadas e quais os profissionais que estão envolvidos neste negócio.
Pense a respeito: Você como consumidor, compraria numa empresa que tem um site na Internet mas não lhe oferece nenhum serviço, que não tem em seu produto valor agregado e que no segmento em que atua, você nunca ouviu falar antes ?
Acredito realmente que seja um bom momento para pensarmos num negócio virtual, mas sem es-quecermos que somos reais.


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.