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Autor:
Antonio Carlos Teixeira da Silva
Qualificação:
Conferencista sobre Criatividade e Inovação.
E-Mail
[email protected]
Data:
19/09/02
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Como Criar e Inovar

Mais do que nunca, o mundo dos negócios, nesta década, será muito confuso. O fatídico 11 de setembro, a Argentina, árabes vs. judeus, empregabilidade, novas descobertas, novos problemas e novas oportunidades que exigirão novas maneiras de pensar.

O cenário mundial está cada vez mais complexo. A obsolescência de produtos, de serviços, de sistemas de produção, as concorrências crescentes, obrigam as empresas a lutar por inovação. Seja para sobreviver, para tornar suas operações mais rentáveis ou para ampliar as perspectivas de futuro As mudanças acontecem cada vez mais rápido.

As estratégias fundamentadas apenas em dados estão dividindo espaço com a estratégia de talentos. Muitas empresas avaliam, além dos resultados financeiros, os resultados de inovação. Estes, de uma maneira simplista, nascem a partir de uma idéia. Esta só brota em um tipo de terreno: o cérebro de um ser humano. Por isso as empresas valorizam o talento das pessoas cada vez mais. Uma recente pesquisa realizada entre CEO’s revelou que 87% dos entrevistados preferem receber de seus executivos uma idéia original do que sofisticados planos de marketing.

E também está muito valorizada a capacidade de solucionar problemas criativamente. Ter a confiança de que sempre existe mais de uma resposta certa. Mas uma pergunta ainda preocupa muitos executivos: Como inovar? Em que inovar? Como saber o momento adequado para inovar mais uma vez? Como mensurar o valor de uma inovação? No final deste artigo avalie se você tem um comportamento inovador.

A primeira constatação é que inovação não acontece no vácuo. Ela precisa de um ambiente favorável. As pessoas satisfeitas estão muito mais propícias a pensar e oferecer alternativas inovadoras. Isto é permitido apenas quando estamos em um ambiente organizacional criativo e inovador.

Mas será que o clima organizacional das empresas permite?

Quando existem muitas restrições, normas, hierarquia rígida, políticas, regulamentos, também se limita o fluxo de idéias instalando-se uma barreira a criatividade. As pessoas não se sentem à vontade ou seguras em trazer novas idéias. Nestes ambientes o chefe tem sempre a razão, e o fluxo de idéias é somente de cima para baixo. Não há inovação. Algumas raras vezes em que idéias são pedidas o chefe fala primeiro. Aí as pessoas vão pré-julgar todas idéias que tiverem. O medo faz com que as pessoas segurem suas línguas. Principalmente em uma empresa que as idéias inovadoras são recepcionadas com estas frases:

"Essa sua idéia trará mais problemas do que vantagens"

" Nunca precisamos fazer isto antes"

"A Diretoria jamais aprovará esta idéia"

"Muito cuidado com a idéia que você quer propor"

O mundo moderno exige talento, uma habilidade encontrada entre os questionadores, não conformistas, rebeldes e que discordam. Relembrando Einstein, "o importante é não parar de questionar"

Felizmente existem muitas empresas, mais evoluídas, aonde se é permitido perguntar ao Chefe: "Qual a sua opinião?" ao invés de dizer: "Sim, senhor" As pessoas podem falar abertamente e se sentirem confortáveis em trazer novas idéias.

Mas, será que somente o clima organizacional aberto será suficiente para que as equipes sejam criativas e inovadoras? É preciso resgatar e desenvolver o potencial criativo das pessoas que, muitas vezes, está empoeirado por falta de uso.

Cada vez mais seminários de negócios e programas de treinamentos voltam suas atenções para o desabrochamento da capacidade criativa de seus funcionários. A literatura sobre criatividade, tanto profissional como popular está em crescimento.

Negligenciar o desenvolvimento do potencial criativo de cada funcionário é um terrível desperdício de uma riqueza humana essencial.

O clima organizacional mais o treinamento em criatividade forjam as empresas inovadoras. A seguir avalie como a sua empresa gerencia a inovação. Não existem respostas certas ou erradas. Cada uma das perguntas objetiva provocar sua reflexão sobre o assunto.

1) Nós entendemos como funciona o processo de geração de idéias em nossa empresa?

2) Nós gerenciamos o processo de inovação eficientemente?

3) Nós pedimos idéias às pessoas?

4) Nós motivamos as pessoas a repensar o que estão fazendo?

5) Existem incentivos para geração de idéias?

6) Nós sabemos como organizar pequenos grupos para estimular a geração de idéias?

7) Os gerentes estão treinados para estimular a criatividade das equipes?

8) Nós estimulamos a geração de idéias em toda a empresa? Ou apenas em algumas áreas favorecidas?

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