.
Autor:
Carlos R. Bizarro
Qualificação:
Sócio-Diretor da Bizarro & Associados – Desenvolvimento Empresarial.
E-mail:
[email protected]
Data:
19/09/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Controlar Para Não Fechar

Por que as instituições financeiras são as empresas mais bem sucedidas do país? Eu costumo dizer que essas corporações só ganham dinheiro porque fecham seu balanço diariamente. No dia seguinte, o "Controller", profissional pago para analisar os números, reunindo todas as informações quantitativas necessárias como: rentabilidade, taxas, investimentos, resgates, despesas, captação, custo, empréstimos, riscos, Cash Flow etc. tem pleno conhecimento da vida financeira da empresa. Por que os empresários brasileiros costumam dizer que não conseguem competir com as multinacionais? Pelo mesmo motivo. As multis são altamente profissionalizadas e conseguem isso através do absoluto controle de seus números. O "Controller" promove o conhecimento do conjunto de todas as variáveis relacionadas ao abrangente campo da controladoria organizacional, consolidando uma visão estratégica e integrada da gestão de finanças e controladoria empresarial, buscando a relação entre os diversos desempenhos da empresa. Ele sabe exatamente tudo o que ocorre na organização.

Até pouco tempo, a Controladoria era uma função específica e praticamente exclusiva das multinacionais. Hoje, já invadiu o território das grandes empresas nacionais. No entanto, ainda é embrionária e não chegou às pequenas e médias, devido à escassez e ao alto custo desse profissional. O "Controller" é, na verdade, a coesão do gerente financeiro e do contador, que tem por objetivo reduzir os custos operacionais e administrativos, maximizando lucros, através de um adequado gerenciamento de caixa com projeção de recebimentos e pagamentos, balanços com controle de custos, despesas, receitas, vendas e faturamento e, também, a guarda das informações, que caracterisa a contabilidade tradicional.

97% das empresas fazem controle caseiro

A administração é uma ciência exata que exige um profissional altamente afinado com os resultados, capaz de analisar a Contabilidade Gerencial (receitas, despesas e balanço patrimonial), o Cash Flow, vendas e produção. É muito comum as empresa nacionais de médio e pequeno porte acharem que têm controle sobre seus custos. Sem medo de errar, posso afirmar que em 97% dos casos é um trabalho subjetivo e primário feito pelo próprio dono ou pelo gerente financeiro, sem a aplicação da ciência no trato dos números. Os bancos e as grandes corporações apresentam resultados positivos porque usam essa ciência de maneira correta, fazem previsões e tomam as decisões de mudar, manter ou tirar um produto do mercado, agregar novos serviços ou valores ao produto, determinam quem é o cliente, qual o foco, enfim, a gestão toda da empresa chama-se Controladoria. E quando falo em ciência, quero dizer, quanto mais se conseguir explodir os controles nos mínimos detalhes, melhor e maior será o controle sobre cada atividade. Nos processos produtivos mais complexos é pior ainda. Uma perda que a empresa tenha em determinado segmento ou linha de produto pode absorver eventuais lucros de outras linhas. Então, quanto mais se vende, mais prejuízo se tem. Controle não é "feeling", é ciência exata.

A Controladoria é o olho mágico, uma ferramenta que vai disponibilizar ao tomador de decisões as informações necessárias que irão aumentar o controle e o conhecimento do seu business, bem como demonstrar o efeito de cada componente de custo ou receita na análise dos resultados empresariais.

Mas, montar uma Controladoria demanda investimentos. Para minimizar custos e otimizar resultados, formatamos uma Controladoria Customizada e Terceirizada a ser implantada dentro da empresa de médio e pequeno porte, utilizando a estrutura e toda sistemática de controle já existente, a partir dos dados armazenados na contabilidade. A Controladoria Customizada já tem sua própria estrutura adaptável às particularidades e especificidades de todo ramo de atividade, transformando dados em informações inteligentes a um custo bem acessível.

É muito comum um empresário pensar que tem só Contabilidade porque é obrigado a atender ao fisco. É um erro primário, pois esta é apenas uma de suas atribuições. É o departamento que guarda todas as operações econômicas e financeiras da empresa, verdadeiras ferramentas gerenciais para uso em todas as áreas: marketing, desenvolvimento de produtos, produção, vendas, finanças, administração, recursos humanos, comercial etc.

A grande vantagem da terceirização é a economia de 20 a 30% nos custos de implantação, se comparado à contratação de uma equipe de profissionais, além de não estar sujeita a impostos, emolumentos e contribuições sociais de funcionários. Outro benefício é a visão externa do negócio infinitamente mais eficaz, sem o envolvimento emocional que atrapalha nas tomadas de decisões. Eu desafio qualquer especialista a dizer que esse trabalho não é necessário. É impossível ver uma organização bem sucedida que não tenha um serviço contínuo de controladoria. A Controladoria é a alma e arma do negócio!

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.