.
Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor Empresas Sebrae/SP, Professor do Portal E-Abra
E-Mail
[email protected]
Data:
19/11/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Conspiração da Informação

Muitos dos conceitos de gestão de negócios foi copiar o que vinha de fora, sem antes procurar conhecer como por em prática. O Brasil não é esplendido simplesmente pelo seu carnaval, o que existe aqui é incomensuravelmente maior do que em qualquer outro país. As empresas que aderiram a conceitos de administração do tipo "donwsizing, reengenharia, 5S, ISO, 6 sigma etc", muitas dessas empresas perderam bons profissionais e com eles o conhecimento de seus negócios. Talvez nossa maior culpa seja de não acreditar no que podemos desenvolver de melhor de nossa criatividade e flexibilidade. O que sabemos é, que poucos sabem como tirar proveito próprio a tudo que esta acontecendo.

O momento é oportuno e inédito na história do Brasil, desde a era Vargas, o Brasil carrega esperança de poder crescer internamente, para tal devemos promover o setor secundário de modo a agregar valor para tudo que ai está. Hoje somos soberanos em produção agrícola, batendo recorde ano após ano. O campo hoje é totalmente equipado com que há de melhor de tecnologia do mundo, o que falta é poder agregar valor para os produtos que a terra nos oferece, para que possamos concorrer de igual para igual no mercado.

Sem poder agregar valor em nossos produtos e serviços, não temos como crescer e desenvolver nosso conhecimento, e sempre seremos seguidores. É ter que se submeter á acordos onde não há alternativas, onde o mercado de valores futuro não se altera, mesmo produzindo cada vez mais ano a ano (agricultura). Dentro em breve grandes empresas se tornarão obsoletas devido a complexibilidade de seus processos. Onde cada região carrega em seu âmago um perfil cultural que não pode ser estendido para os processos, sem antes ter que sofrer alterações de acordo com cultura onde será vendido.

No caso de indústria química farmacêutica, mesmo sabendo que temos uma vastidão de produtos biológicos em nossa fauna e flora em todo território nacional, muitos já até estão sendo degradado pela especulação extrativista criminosa ou por falta de legislação e fiscalização precária de um sistema paternalista e centralizador de poder.

De forma geral o Brasil não possui indústria secundária (manufatureira) a legislação é constituída de tal forma que o desenvolvimento do pequeno investidor a uma pequena indústria torna o investimento incerto, pelo excesso de leis.

O Brasil detêm 92% de todo o silício (matéria prima dos aparelhos eletrônicos) do mundo e não possuímos uma indústria para beneficiar, o mesmo poderá acontecer com a descoberta do metal paládio do professor e cientista Antonio Carlos F. Caíres, a base dos elementos químicos da industria farmacêutica não é produzida aqui, com agravante ainda maior dos genéricos que coloca anos de pesquisas de um produto no lixo, sem antes estimular sua fabricação interna gerando conhecimento para o país, e concedendo a eles a patente de um produto que por direito é nosso.Isto levará as empresas do setor farmacêutico a irem embora, seremos novamente a submeter pagar preços aviltantes de produtos importados.

Talvez a história se repita no mercado de capitais, assim como ocorreu em 1873 com o colapso da bolsa de valores de Viena, que provocou um verdadeiro pânico efêmero nos mercados de ações na época, mais dezoito meses depois as economias do mundo ocidental já estava plenamente recuperada.

O que vejo são como as informações são difundidas ao público, e acabam se transformando em promoção de um produto (bem ou serviços) que mais tarde esses produtos passam ser de um número muito pequenos de empresas que detêm todo seu monopólio e distribuição. Esta guerra é fria e excludente onde poucos são os vitoriosos, nos resta saber quem faz parte desta conspiração chamada de informação.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.