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Autor:
Osvaldo Baratela Filho
Qualificação:
Administrador de Empresas
E-Mail
[email protected]
Data:
20/02/03
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Foco no Negócio

O conceito difundido pelo meio empresarial e acadêmico a respeito das denominações: Atividade Fim e Atividade Meio, classificando -Atividade Fim ao produto/serviço alvo ao qual a empresa comercializa e Atividades Meio as tarefas que não estão relacionadas diretamente com o produto/serviço ao que a empresa comercializa são no mínimo questionáveis.

Teoricamente o conceito é válido, porém, na prática as organizações estão concentrando todas as suas energias apenas para o que julgam ser o mais importante, ou seja, os que foram classificados como Atividade Fim. Alocam os seus melhores recursos, tempo e capacidade para gerir tarefas relacionadas diretamente a produção.

As Atividades Meio: logística, faturamento, informática ... na maioria das vezes são delegadas à outras empresas, terceiras, ou não são consideradas relevantes para a obtenção de resultados. Como podemos concordar com isso ?

Não concordo com estas classificações teóricas, mas já que existem então que coloquemos os seus valores corretamente.

Atividade Fim da empresa é o Atendimento ao Cliente e pelo que entendo compreende todas as tarefas da empresa. Começando da limpeza - apresentação do estabelecimento até a pós-venda de seus produtos.

Do que adianta concentrar todos os esforços na fabricação de um Bem ou serviço, se não há entrega no prazo combinado com o cliente, não há suporte técnico eficiente, não há um bom atendimento ?

O cliente julga o produto como um todo. Quando adquirimos algo queremos a garantia da entrega, do funcionamento e suporte. Não compramos apenas o Bem, compramos o compromisso da empresa para conosco. Se a empresa apenas fabrica, não estamos tendo atenção devida e o respeito merecido.

Não estou contra a terceirização, mas a empresa não pode apenas delegar o compromisso que assume com os seus clientes a terceiros e não mais se responsabilizar por eles.

Quando a transportadora contratada não realiza a entrega no prazo, não foi a transportadora terceira que falhou e sim o produto da empresa que não satisfez o cliente.

Senhores empresários pensem a respeito e tenham foco no negócio para atender o cliente e não no produto para disponibilizar no mercado.

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