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Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas SEBRAE/SP
E-Mail
[email protected]
Data:
20/04/02
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Alice no País das Maravilhas

Atualmente os métodos estatísticos são poucos utilizados nas micro e pequenas empresas como ferramenta de administração estratégica do negócio. Os métodos estatísticos são amplamente discutidos no meio acadêmico, auxiliando na avaliação e interpretação dos resultados, porem, pouco utilizados fora dos bancos escolares.

Resultados melhores é o que as empresas esperam deste final de ano com as vendas de Natal, mas se não houver critério na avaliação dos resultados muitos terão trocado seis por meia dúzia. Muitas empresas ainda insistem em fazer avaliação dos resultados pelo caixa, sem saber o que foi vendido, para onde foi, quando foi, e por quanto foi vendido o produto/serviço. Na maioria das vezes muitos produtos acabam no final do ano amargando prejuízos nas prateleiras ou ainda tendo de ficar para liquidação de janeiro.

Hoje é possível saber por meio de estatística avaliar a qualidade e até mesmo a satisfação do cliente por meio de indicadores que possam reduzir os riscos e perdas do negócio.

Na era do conhecimento os métodos estatísticos têm um papel fundamental em todos os negócios, a exemplo disso, podemos dizer dos cartões de cliente especial que muitas lojas praticam com seu cliente. Para obter este cartão o cliente têm de preencher uma série de dados com suas características, que acabam servindo como referência para empresa saber qual é o comportamento do seu público alvo, ou ainda, sistemas de telemarketing que ligam para o cliente para saber se está satisfeito com o produto, o mais comum são os chamados "delivery", possuem todos os dados de seus cliente.

No fundo boa parte do que está por traz disto são as estratégias das empresas que não aparecem ou pouco se importam com o cliente que cada vez mais pede para ser bajulado. Edwad Deming que transformou o Japão do pós guerra adotou esta técnica de estatística, ensinando a entender os processos; sem eles não havia como melhorá-los. As empresas, segundo ele, que não possuem controles estatístico irão sempre apagar incêndio".

Naturalmente Deming enfatiza que não bastam só métodos estatísticos na administração do negócio, outros fatores devem sempre ser revistos de acordo com as interpretações dos dados, que podem ser o tempo de espera para ser atendido, quantos clientes procuram determinado produto, qual é idade média das pessoas que compram este produto etc. Não é difícil e nem complicado adotar técnicas de estatísticas na administração do negócio, basta querer saber o que se quer avaliar e o que isto implica no resultado da empresa. Na maioria das vezes pode ser feita pelo próprio funcionário e sua participação contribui para que ele saiba qual é o seu papel dentro da empresa.

Assim podemos dizer como no conto de fadas do livro "Alice no país das maravilhas" quando chega num lugar onde existem dois caminhos ela pergunta ao homem de lata, qual desses caminhos ela deve seguir, e tem como resposta: aonde você quer chegar?, o mesmo acontece com sua empresa. Para saber mais procure o SEBRAE/SP mais próximo de sua cidade.

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