.
Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos, Professor e Advogado
E-mail:
[email protected]
Data:
20/06/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Fermento do Gerenciamento

Os anos noventa ficarão marcados na história como o bom da invasão feminina no mercado de trabalho e, especialmente, no mundo dos negócios. A queda da renda familiar provocada pela nova arquitetura internacional do trabalho, foi um dos estímulos que fez com que a mulher partisse das suas tradicionais atividades familiares, mas não as abandonassem, rumo às complexas operações empresariais.

Nessa mudança de estilo de vida ela enfrentou preconceitos, quebrou barreiras e ampliou fronteiras. O domínio dos conceitos em administração contou com uma forte aliada, a ginástica para controlar o orçamento doméstico.Com este aprendizado natural muitas delas optaram pela mais inteligente das premissas - utilizar os recursos disponíveis mais próximos de si mesmas e ao mais baixo custo possível. Um dos empreendimentos com esta silhueta é o da alimentação, cujo segredo nunca existiu para o sexo frágil.

Deste segmento destacamos a panificação, por depender do fermento, matéria-prima indispensável à presente abordagem. Embora não visível quando o produto está pronto, é ele o responsável pelo crescimento do bolo, permitindo uma comparação com o fortíssimo impacto que a liderança provoca no gerenciamento das organizações. É ela que determina o aumento da produtividade fazer cada vez mais, e melhor, com cada vez menos - fator indispensável à lucratividade das empresas.

A maior virtude da liderança não está na necessária competência técnica do dirigente, mas sim, na sua capacidade de negociação e na sua habilidade de relacionar-se com todos os níveis hierárquicos. Lidar adequadamente com as pessoas é agregar valor à gestão, pois viabiliza o aproveitamento dos pontos fortes de cada um e a implementação da liderança compartilhada e equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

O maior desafio para que estes objetivos sejam atingidos pode estar na conclusão a que chegou uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (MG),cuja coordenadora, professora Betânia Tanure de Barros afirma: "Se comparado a 30 anos atrás, o nível de concentração de poder mudou pouco no Brasil". Só o discurso é diferente. E ela vai mais longe : "Os modelos de gestão são mais democráticos, mas as estruturas ainda são fortemente hierárquizadas". O elevado grau de distanciamento que existe entre o chefe e o funcionário, na maioria das empresas e Órgãos Públicos, bloqueia a criatividade e desestimula o espírito empreendedor gerando perdas enormes, não mensuráveis no dia-a-dia. Somente a percepção de que a empresa é semelhante ao corpo humano, formado de pequenas células, e que só a melhoria contínua de cada uma delas e a sua interatividade com as demais, provocará o funcionamento harmônico do sistema como um todo.

Considerando a liderança como situacional, é preciso que se tenha consciência de que, em gestão de gente, o resultado da uma soma é fruto de várias operações de dividir, o que nos leva a crer que compartilhar autoridade e responsabilidade é como uma reta o caminho mais curto entre dois pontos. Dentro do novo formato organizacional da empresa moderna a descentralização do processo decisório é premissa estratégica. Este estilo de administração é a chave-mestra para a adequação às freqüentes e radicais transformações por que passa a economia mundial.

Uma apurada reflexão sobre a citada pesquisa nos leva a crer que somente a liderança compartilhada pode fazer com que os que podem ver, enxerguem; os que podem ouvir, escutem; os que podem falar, se manifestem e, as pessoas sensíveis à responsabilidade social se mobilizem na construção de um país menos preconceituoso, mais justo economicamente, e cada vez mais igualitário socialmente &Mac246; pré-requisitos para a Paz mundial.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.