.
Autor:
Fábio Luciano Violin
Qualificação:
Professor universitário, palestrante e consultor de empresas
E-mail:
[email protected]
Data:
21/06/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Cuide de Seu Capital Humano

Para e pense por um instante: quais são, hoje, os principais problemas que sua empresa enfrenta hoje? Responda: Como aconteceram? Por que ainda persistem?
Seja qual forem os problemas, gargalos ou dificuldades que sua empresa enfrenta hoje, sempre existem pessoas que estarão envolvidas, no início, no meio ou no fim. Dificilmente as pessoas não estarão em uma destas etapas ou tendo uma parcela de responsabilidade.

Nada é mais difícil no dia-a-dia do que lidar com as pessoas. No entanto, elas são essenciais para que as coisas aconteçam mas também são responsáveis pelas coisas que não acontecem.

Você já se questionou o motivo pelo qual algumas empresas do mesmo setor, com os mesmos recursos e com perfil de gestão parecido apresentam desempenhos diferentes.
Pois é, algumas tem mais sucesso do que outras e o motivo quase sempre é o mesmo: o desempenho esta severamente relacionado ao grau de competência, visão e empenho das pessoas. Não é raro encontramos aqueles que são positivistas, tem visão mais ampla e se empenham pela causa da empresa convivendo com pessoas de perfil oposto. Claramente isto provoca problemas dentro das empresas e algo precisa ser feito.
Alguns indicadores sinalizam problemas, são eles:

• Pessoas com visão limitada ou distorcida da realidade empresarial;
• Falta de comprometimento com os resultados da empresa;
• AS pessoas trabalham apenas por dinheiro e fazem apenas sua parte;
• As pessoas estão apáticas e não dispostas a aceitar desafios ou mudanças;
• Conflitos explícitos ou na maioria das vezes implícitos;
• Falta de tempo, sempre falta de tempo;
• As pessoas não expressam realmente o que pensam;
• Não existe foco no que é importante ou relevante;
• Comunicação ruim, entre muitos outros.

Mais importante do que cuidar da saúde financeira de sua empresa é trabalhar o capital humano, agir de forma a adequar a situação ao invés de sair caçando os culpados ou reclamar da situação são papéis de extrema importância para a continuidade da empresa no mercado afinal são as pessoas que definem o sucesso ou fracasso de uma empresa no mercado.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.