.
Autor:
Celso Azanha
Qualificação:
Diretor geral da Baan Brasil
E-mail:
[email protected]
Data:
21/08/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

De Gestão Integrada a Logística Integrada

Diante da atual conjuntura econômica ditada por um mercado altamente globalizado e competitivo, a importância dada anteriormente aos sistemas de ERP (Gestão Integrada) passa a Logística Integrada que por conseqüência vem ganhando importância crescente na sobrevivência das empresas, como um dos elementos chave em suas estratégias competitivas. No início, o conceito de logística era simplificado ao transporte e armazenagem de produtos. Hoje, é o ponto crucial da cadeia de abastecimento integrada, atuando em estreita consonância com o moderno conceito do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management).

Além disso, com o aumento das pressões financeiras, as empresas estão buscando se livrar das infra-estruturas rígidas e altamente dispendiosas que tornam a redução de custos e o crescimento desafios assustadores. Cada vez mais sua capacidade de conseguir novas fontes de redução de custos e de melhorar seu retorno sobre os ativos dependem de maior flexibilidade e de uma capacidade de colaboração mais desenvolvida.

A importância da logística é cada vez maior. É preciso estar em perfeita sintonia com os fornecedores e clientes, recebendo os produtos certos, na quantidade correta, e nas datas previstas, de modo a atender as necessidades do mercado consumidor, buscando um ciclo de pedido de compra cada vez menor e mais eficiente.

Além dos processos de recebimento dos produtos, é necessário estocá-los de forma otimizada, de acordo com as necessidades de demanda e, ao final, expor os produtos da melhor forma possível, para que o cliente tenha sempre às mãos os produtos que procura e principalmente no momento em que procura.

Do outro lado da Cadeia de Suprimentos, os clientes, cada vez mais, demandam um alto nível de serviços. Estes serviços vêm em forma de confirmação do compromisso com notificação de datas de entregas, que devem estar de acordo com as janelas de recebimento, com alta visibilidade e melhor processo da Cadeia de Suprimentos. O que gera aumento de receitas.

As soluções logísticas necessitam ser consistentes com o aumento da complexidade do mercado mundial. Flexibilidade, serviço ao cliente e inovação são os fatores que determinam uma operação logística bem sucedida.

As companhias logísticas, por sua vez, precisam de soluções de tecnologia que permitam a elas simular, planejar, operar, monitorar e otimizar a cadeia de fornecimento, promovendo aumento na rentabilidade enquanto melhora o nível de serviços ao cliente, levando a um gerenciamento completo da cadeia de suprimentos - desde o desenho estratégico da rede de relacionamentos e planejamento de distribuição até ao transporte e entrega.

Portanto, flexibilidade, nível de serviços e inovação são as marcas do sucesso na operação logística. Os clientes exigem relacionamentos personalizados, com métricas que aumentem o giro dos estoques, reduzam o custo do transporte, melhorem a performance do OTIF (on time in full), ou seja, dos pedidos completos entregues nas quantidades e prazos solicitados.

Para auxiliar neste desafio, uma nova geração de arquiteturas relacionadas à tecnologia da informação - conhecidas genericamente como tecnologia de serviços Web ou arquiteturas distribuídas de serviços - podem ajudar os executivos de logística a enfrentar estes desafios.

Hoje, a proposta é muito mais pragmática: investir corretamente e insistir em retornos econômicos de curto prazo. Não siga em frente a menos que estes resultados se concretizem. O acirramento da concorrência o forçará a expandir a implantação da tecnologia para outras áreas de seu negócio e repensá-lo para gerar benefícios econômicos em prazos ainda menores. Com o tempo, o impacto cumulativo será profundo.

Esta nova geração de tecnologia permite, além de uma capacidade de colaboração mais desenvolvida, que os empresários reconheçam seu negócio como um todo, de modo totalmente integrado e flexível.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.