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Autor:
Davis de Luna Tenório
Qualificação:
Diretor da Uniblock Comércio Exterior & Negócios Internacionais e também Diretor da ADEDE/ABECEX – Associação Brasileira dos Executivos de Comércio Exterior.
E-Mail
[email protected]
Data:
21/09/00
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O Brasil não sabe vender lá fora

Nunca se falou tanto em comércio exterior como nos últimos tempos, principalmente depois da desvalorização do real frente ao dólar. Pela primeira vez, estamos presenciando ações concretas do governo no tocante à exportação. São diversas medidas de apoio: revisão de normas, incentivos, acordos comercias e outros. Todavia falta muito por fazer. O custo Brasil ainda é muito alto, sobretudo de transporte e operações portuárias. Mas estamos caminhando.....
Embora tudo isso seja imprescindível para tornar as empresas competitivas no âmbito internacional, de nada adianta se o Brasil também não aprender a vender lá fora. Mostrar sua cara, seu potencial, desenvolver seu Marketing. Ainda não temos uma cultura exportadora e isso dificulta o entendimento de como funciona o mercado internacional. Exportar não é uma aventura e nem uma válvula de escape para as adversidades do mercado interno, e sim uma escolha estratégica de desenvolvimento para as empresas. A eficiência e a rapidez na tomada de decisão são fatores preponderantes no sucesso desta atividade.
Cada povo tem seus costumes, gostos e tradições. Temos que adequar o nosso produto à realidade de cada país. A adaptação a essa realidade será cada vez mais um questão de sobrevivência. Hoje "o quanto" o consumidor (mercado) está disposto a pagar por um produto/serviço é que define o custo. Não estamos mais competindo com nossas empresas no Brasil ou mesmo no Mercosul. A competição é em nível global. Nunca vivemos uma época com tanta concorrência, com tantas empresas e produtos competindo com os nossos. É um caminho sem volta. Ou aprendemos a vender lá fora, ou continuaremos representando apenas 1% do comércio mundial.


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