.
Autor:
Fátima Almeida
Qualificação:
Psicóloga e psicoterapeuta no atendimento de crianças, adolescentes e família.
E-Mail
[email protected]
Data:
23/12/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Dilema da Escolha Profissional

Quando somos crianças, brincamos com nossos amiguinhos de escola, imaginamos as mais diversas situações em brincadeiras de casinha, de médicos no hospital, de soldados na guerra, somos papai ou mamãe. Assim, estamos representando personagens que possuem uma história, uma profissão e determinadas características pessoais.

Depois, deixamos para lá o mundo do faz-de-conta. Aí, começam outras preocupações: tirar boas notas na escola, ganhar os jogos de futebol, dançar nas baladas, andar de patins, comprar o disco mais legal, encontrar a turma... Até que chega o problema maior: é preciso escolher uma profissão e ingressar numa faculdade.

Tomar decisões vocacionais relevantes não é tarefa fácil para um adolescente em nossa sociedade.

Geralmente, a maioria dos adolescentes só têm conhecimento mais detalhado de algumas, entre as inúmeras profissões que existem.

Apesar disso, precisa se preparar para ocupar um lugar nesse pouco familiar mundo dos adultos.

Aqui, se depara também com as experiências e as expectativas familiares. A mãe quer que o filho estude Medicina, o pai prefere Engenharia, mas há um tio que é agrônomo, ganhando muito dinheiro, e a moda é arquitetura...E eu, o que quero?

É preciso conhecer os interesses pessoais, as aptidões, saber como é a personalidade, o “eu”. Ao mesmo tempo, é necessário perceber a realidade externa, incluindo a família, a escola, a comunidade onde vivemos, a sociedade na qual vamos atuar, além de perceber o papel profissional e o real significado da escolha feita. Isso fica mais fácil, após o levantamento dos possíveis cursos universitários e das profissões que parecem interessantes e acabam despertando maior interesse.

Essa atitude previne as perigosas idealizações projetadas para o futuro.

A família pode ajudar o adolescente a realizar essa escolha tão importante, procurando não colocar suas expectativas no filho. Dessa maneira, é possível prevenir a atitude da realização através do filho, quando a família faz com que ele se torne no futuro o que os pais não conseguiram realizar. Essa postura minimiza, também, a culpa que os pais sentem quando o filho fracassa.

Isso geralmente acontece quando os pais estabelecem metas ou exigências excessivamente altas para si próprios e para os filhos. Claro que os pais querem compartilhar as escolhas, os sucessos e até as decepções que os filhos vivenciam. E existe uma angústia familiar em relação à escolha feita pelo adolescente e ao acerto das decisões tomadas. Mas a participação nesse momento de decisão deve ser feita por meio de conversas esclarecedoras sobre o rendimento escolar, sobre os estudos na faculdade, sobre o mercado de trabalho...Aconselhando o adolescente e ajudando-o a entender melhor o que quer para sua futura vida profissional, essa carga de angústia diminui e há mais tranquilidade e condições de fazer a escolha mais adequada.

Quando as expectativas familiares não recaem sobre o adolescente, ele tem mais condições de escolher corretamente e de dizer sim para o que realmente quer, ao mesmo tempo em que sabe que sua escolha conta com o respaldo familiar.

Por isso, conhecer bem a si próprio, saber o que o coração “pede”; ter informações sobre as profissões e o mercado de trabalho; compartilhar as dúvidas com a família e contar com o apoio familiar são etapas de um processo de crescimento e de tomada de decisões que tornam a escolha profissional menos angustiante. Assim, o jovem enfrentará obstáculos, como o Vestibular, com uma visão mais clara dos fatos, optando por aquilo em que acredita ser a melhor opção de vida para exercer seu papel profissional no mundo adulto.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.