.
Autor:
Alexandre Mendes de Freitas
Qualificação:
Consultor de Empresas do Sebrae E.R. Mogi das Cruzes – SP
E-mail:
[email protected]
Data:
24/05/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Luxo do Lixo

Atualmente cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vai para o lixo, ou seja, US$ 750 bilhões vão para o lixo considerando as perdas tangíveis, mas este valor pode chegar a um terço do PIB se considerarmos as perdas intangíveis. A estabilização da economia começa a despertar nas pessoas esforços no combate ao desperdício. A composição média do lixo brasileiro é riquíssima em restos de alimentos orgânicos que corresponde a 65%, o papel, o papelão e seus derivados somam 25%, o restante fica com plásticos vidro e metal 10%.

Todo esse material poderia ser aproveitado, mas o preconceito e nossa educação não permitem olharmos para o lixo e ver quanto estamos perdendo, pois diariamente jogamos fora 250 mil toneladas de lixo. Segundo dados da própria Albrep (Associação Brasileira de Limpeza Pública) vão para os lixões 76% desse total, outros 13% são depositados nos aterros controlados pelos municípios, e 10% são depositados em aterros sanitários. No máximo 2% desse lixo é transformado em composto.

Aos poucos, a prática da compostagem vem ganhando maior velocidade, principalmente na agricultura que além de ser um método mais barato como fertilizante de solo, pode trazer ganhos de até 80% na produção. O composto pode variar de R$ 0,50 a 2,00 a tonelada. Por outro lado, o agricultor diminui a aplicação de produtos químicos, enriquece a microbiologia do solo e reduz a acidez da terra contribuindo para diminuição da erosão. O aumento de produtividade com o composto do lixo é uma das vantagens oferecidas pois, possui pouquíssimas restrições quanto a sua aplicação na lavoura. Alguns países ricos já utilizam essa técnica, mesmo porque cada tonelada de papel enterrado representa a perda de 15 a 20 árvores adultas, o mesmo acontece com o vidro e o metal que equivalem a 850 quilos a 750 quilos respectivamente em produção de energia.

Além do composto do lixo existem outros derivados deste que poderiam ser aplicados na agricultura, como o caso do lodo de esgoto, que é despejado diariamente nos rios brasileiros. Um estudo feito pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e pelos agricultores da região constatou que com a aplicação do lodo de esgoto o aumento de produtividade do milho variou entre 11% a 80%.

O lodo de esgoto só não é mais utilizado devido a falta de divulgação e preconceito. Devemos considerar que, por se tratar de um material líquido dificulta e encarece a sua utilização, mas existem métodos que permite a sua secagem, facilitando seu transporte e aplicação. É um produto pobre em potássio mas rico em nitrogênio e fósforo. Além de melhorar a composição natural do solo, o mantém úmido e quente. A compostagem, assim como o lodo de esgoto é um fator condicionante na qualidade do meio ambiente, que é baseada na norma ISO14000 (BS7750).

O lixo que produzimos não é algo tão medonho assim, mesmo porque o desperdício de alimentos, notadamente nos países em desenvolvimento é maior que nos países de primeiro mundo. A contaminação química que hoje é aplicada na lavoura devido ao excesso de agrotóxicos, antibióticos, herbicidas, fungicidas, bactericidas etc... ocorre devido à inobservância das condições e medidas de segurança quanto a sua utilização. Você pode não saber, mas pode estar jogando no lixo 10% de sua renda.

Num futuro muito próximo, agricultores, produtores do setor alimentício, do setor agropecuário e as indústrias de manufatura, perceberão a necessidade de promover seus produtos e serviços com algo além dos preços, a consciência coletiva sobre o impacto causado ao meio ambiente está levando as partes interessadas a implantar sistemas de gestão ambiental. E ao longo dos tempos vamos perceber que qualidade do meio ambiente depende de cada um de nós.


.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.