.
Autor:
Fábio Luciano Violin
Qualificação:
Professor universitário, palestrante e consultor de empresas.
E-mail:
[email protected]
Data:
24/06/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Qualificação Profissional: Gargalos

O trabalhador brasileiro é um dos melhores profissionais do mundo em muitos setores. Chega a apresentar uma produtividade muito superior em relação a diversos trabalhadores dos paises ditos de primeiro mundo.

O que diferencia o brasileiro de trabalhadores de outros paises é sua flexibilidade, capacidade de tomar decisões sob pressão, visão de negócio, empenho, conhecimento técnico entre outros.

A mão de obra nacional em alguns setores é apontada como de excelência, infelizmente isto ocorre apenas em poucas áreas.Em muitos ramos a impressão que se tem é que ainda vivemos no século passado, trabalhando ou usando técnicas a muito ultrapassadas e contra-produtivas.

Não somos os melhores profissionais do mundo em diversos setores em razão de alguns fatores:

Primeiro, não temos, de forma geral, o hábito de buscar constante reciclagem, a não ser quando somos obrigados, onde o inverso deveria ocorrer, ou seja, sermos proátivos, nos anteciparmos ao invés de apenas buscar melhor qualificação quando ela nos for exigida.

Segundo, temos uma tendência a nos compararmos com nosso concorrente do lado , e achamos que a competição se dá com o vizinho de porta, o que em si é um erro, afinal, estamos disputando mercado com empresas de todo o mundo, estejamos onde estivermos.

Terceiro, temos o péssimo hábito de confiar em demasia em nossa experiência, acreditamos que conhecemos muito a respeito de determinados assuntos, e pecamos por arrogância. Quase sempre os resultados poderiam ser melhores se além da experiência buscássemos informações e conhecimentos especializados a respeito de como realizar determinada atividade ou negociação.

Quarto, não temos o hábito, para nossa infelicidade de cultivar a leitura, adquirimos tantos hábitos durante a vida mas ler parecer ser algo mais difícil de incluirmos no nosso dia-a-dia. Quando muito lemos uma ou outra revista especializada. O que não é suficiente.

Mas, somente a leitura não é suficiente, o mais importante é saber ler, e ter a capacidade de analisar criticamente aliando conhecimentos técnicos com as experiências vividas no intuito de refinarmos-nos como profissionais, entre diversos outros fatores.

Apenas seremos melhores quando percebermos que isto implica em busca constante de melhorias, que isto implica em construirmos a cada dia nossa capacidade de oferecer ao mercado algo melhor, de estarmos adequados as turbulências e dificuldade que cercam a vida de cada um de nós.

Planejarmos nossa carreira e nossas empresas é ponto culminante, cada pessoa, seja ela de qual área for, exerça a atividade que for, deve saber planejar o rumo de sua carreira ou empresa. Isto exige a capacidade de ter um foco bem definido de onde se quer chegar e a construção de um meio de atingir tal objetivo, a não ser que se admita ser medíocre ou incapaz.

Com certeza temos a capacidade de sermos reconhecidos não mais como o país do jeitinho, ou do futebol e carnaval, mas como um país de pessoas que se empenham em ser as melhores, e certamente, acredito, que isto não é utopia. O sucesso na maioria dos casos é fruto de muita luta, é fruto de muito empenho e principalmente é resultado de um foco certo e o empenho para se atingir tal objetivo. Lembre-se que a comodidade pode lhe dar menos na vida do que você realmente merece.
Sucesso a todos

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.