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Autor:
Raul Corrêa da Silva
Qualificação:
Diretor da RCS Consultores.
E-mail:
[email protected]
Data:
24/10/03
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Quando o Planejamento Faz a Diferença

Uma das grandes qualidades do brasileiro é o empreendedorismo. Para constatar isto, basta observar o contingente de pessoas, que ao deixarem seus empregos, opta por abrir um negócio próprio. Porém, muitos se lançam na empreitada sem nenhum tipo de informação sobre o mercado em que vão atuar, nem sobre a empresa que vão abrir, o que faz com que 71% das micro e pequenas empresas abertas anualmente no Brasil fechem antes de completar cinco anos.

Para escapar desta estatística, muitos empreendedores estão lançando mão de algumas ferramentas muito importantes para o administrador moderno, como o plano de negócios (ou Business Plan) e os estudos de viabilidade econômica, nomes cada vez mais comuns no dia-a-dia de empresários de médio e pequeno porte. Estas ferramentas fornecem ao empreendedor informações importantes para a gestão empresarial, para o lançamento de um novo empreendimento ou novo produto, dando-lhe uma visão estratégica e possibilitando a busca de parceiros ou investidores.

Em muitos casos, o empreendedor é um bom técnico da área em que vai atuar, mas entende muito pouco de gestão, estrutura societária, levantamento de capital e planejamento estratégico e análise tributária, questões fundamentais no processo administrativo.

O plano de negócios pode ser descrito como um currículo da empresa, que a posicionará no mercado em que pretende atuar, apresentando potenciais concorrentes e definindo projeções e resultados. Com isso, se definem os objetivos da companhia e se planejam procedimentos para atingi-los. Esse plano, além de importante para a abertura de novas empresas, pode também ser utilizado pelas que já estão no mercado, ou para a busca de novos investidores, bem como para reestruturação societária ou venda do negócio.

Por contar com todos os dados da empresa, o documento mostra-se muito eficiente para a captação de recursos financeiros, humanos e novas parcerias. Durante a trajetória de nossa consultoria, pudemos observar com alegria o êxito empresarial de clientes a partir da elaboração de planos de negócios.

O Business Plan também é muito útil no lançamento de um novo produto, analisando questões como a viabilidade econômica do projeto, público consumidor e concorrência. Neste caso são estudados: o apelo mercadológico, custo de todas as etapas de produção, necessidade de validação de órgãos certificadores (como Inmetro, por exemplo), estrutura necessária e projeções.

Com um plano bem delineado, a empresa diminui significativamente os riscos de seus negócios, por conhecê-los de antemão e possuir soluções previamente pensadas. O plano de negócios oferece ao empresário todas essas informações. Na expansão da empresa, o plano identifica investidores em potencial que, quando contatados, têm mais chance de se interessar em fechar negócio por já possuírem uma radiografia da companhia nas mãos.

A ferramenta também se mostra muito útil em processo de aquisições, pois identifica a real situação da empresa, possibilitando definir precisamente o valor real do seu patrimônio.

Os trabalhos realizados no desenvolvimento do Business Plan buscam apresentar uma radiografia da companhia a partir da análise do seu desempenho financeiro. A identificação das melhores opções para alcançar novos objetivos também é uma preocupação do plano, pois são avaliados todos os investimentos da companhia e o retorno dos mesmos.

Os riscos de qualquer novo negócio também são minimizados ou até evitados. Na elaboração do plano de negócios são pensados todos os pontos de diferenciação da corporação ou do produto que a corporação comercializa, bem como seus pontos vulneráveis. Com essas informações, é possível elaborar estratégias de marketing para produtos e serviços, que antecipem possíveis problemas apresentando soluções para os mesmos.

Com estas informações nas mãos, o gestor terá um documento que, além de ser essencial em negociações, será uma importante ferramenta de análise empresarial, que possibilitará a companhia planejar seus passos, desde o início de suas atividades até o seu crescimento, traçar diretrizes e corrigir eventuais equívocos cometidos até então.

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