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Autor:
Hau Lee
Qualificação:
Professor de Engenharia e Administração de Stanford University
E-Mail
[email protected]
Data:
25/07/02
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Mudanças no e-commerce Garantem Resultados de Negócios

Com 5 estratégias baseadas na excelência da gestão da informação e na capitalização da infra-estrutura física, empresas melhoram custos e geram novas oportunidades de negócios.

Dois anos já se passaram desde o desastre das vendas on-line em 1999, quando empresas de vendas pela Internet se viram incapazes de cumprir com custos razoáveis e dentro do prazo suas entregas, deixando clientes e investidores insatisfeitos.
E ainda que o e-commerce tenha melhorado muito depois disso, a eficiência de seus processos que se baseia em atingir um custo razoável na entrega de bens e serviços, continua a ser um diferencial que as empresas perseguem. Isso ocorre porque os processos envolvidos são caros e críticos, tanto para o mundo on-line quanto para o off-line, e porque esses processos podem determinar o sucesso do negócio.
O segredo está em criar uma cadeia de abastecimento eficiente, fazendo maior uso dos fluxos de informação do que dos fluxos físicos, e capitalizando, da melhor maneira possível, infra-estrutura e pipeline, para melhorar a distribuição.
Estes conceitos podem ser viabilizados por meio de cinco estratégias: adiando as decisões logísticas, praticando desmaterialização, trocando recursos, potencializando os transportes e pondo em prática o modelo click-and-mortar.

A decisão logística no momento certo

Adiar a decisão logística tem como objetivo evitar que os produtos sejam fabricados ou distribuídos antes de se conhecer a verdadeira demanda, desse modo impede-se que os produtos não envelheçam em armazéns e que o custo de reenvio cresça quando a demanda mudar. Para isto é absolutamente necessário o uso eficiente da informação dos diferentes parceiros que fazem parte da cadeia de valor do negócio. As empresas de logística, que têm investido pesado em tecnologia de informação, são quem viabilizam naturalmente esta estratégia. Um exemplo disto é o esquema merge in transit, no qual um operador logístico só tira os componentes do armazém a partir de uma ordem de compra, em seguida, arma o produto no ponto de consolidação mais próximo do cliente, e faz a entrega.

Transformar fluxo de produtos em fluxo de informação

Desmaterializar significa quase que eliminar os custos de manuseio, carregamento, armazenamento, entregas, devoluções, perdas e danos de produtos.
Os mais fortes candidatos para a desmaterialização são produtos como software, publicações, música, vídeos, fotos, faturas, dinheiro e alguns serviços. Porém, a desmaterialização tem chegado a outros tipos de produtos como brinquedos e telefones celulares, que podem ser atualizados baixando software pela Internet.

Troca de recursos

Fazer um pool de recursos é uma estratégia há tempos comum no mundo off-line. A Korean, empresa de cimento com minas de pedras e fábrica no leste dos EUA tem demanda de clientes no oeste, uma outra empresa de cimento com minas de pedras e fábrica no oeste tem demanda de clientes no leste. Com o custo do transporte alto, as duas empresas de cimento permutaram seus pedidos. Clientes no leste são atendidos pela fábrica oeste e vice-versa. O volume de cimento nas duas fábricas é feito para atender as necessidades dos clientes, independente da localização deles. Porém, nota-se que somente a informação "viajou", não o produto físico.
Essa estratégia pode servir também para cadeias de valor de outros tipos de negócios, como: web servers, sistemas de informação, capacidade de comunicação, armazenagem, transporte e logística.

Potencializar os transportes

Recentemente, algumas empresas desenvolveram idéias inovadoras para reduzir o custo de entrega excessivamente alto em ordens de compras pequenas em regiões extensamente geográficas. O varejista Streamline, de Boston, ainda que não tenha sido bem-sucedido idealizou uma estratégia digna de ser imitada. Consolidou a entrega dos pedidos por vizinhança, em uma única viagem, e em um dia da semana preestabelecido. Também, ofereceu serviços adicionais como devolução de vídeos ou envio de roupas para a lavanderia, capitalizando a viagem de volta.
Parcerias com outros distribuidores como motoboys ou lojas que já fazem o serviço de entrega até o cliente final são outros métodos eficientes para se potencializar os transportes.

Clicks and Mortar (CAM) requer colaboração do cliente

Nesta estratégia a empresa oferece o processamento digital da transação na qual o cliente faz sua parte pegando ele mesmo o produto no local indicado. Este modelo funciona para produtos caros, por exemplo, venda de carros da Ford Motor Co pela Internet. Ou quando a conveniência para o cliente é muito grande, como no caso do serviço de devolução da Return.com. Quem comprar um produto em uma loja parceira da Return.com pode, se necessário, devolver o produto. É só visitar o site da return.com e cadastrar a devolução, que logo em seguida a Return recolhe o produto e completa o ciclo com o fornecedor.
Estas estratégias vão além da contenção e redução de custos, são na verdade uma fonte de criação de novas oportunidades de negócios.

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