.
Autor:
Luiz Cesar Borgo
Qualificação:
Sócio Consultor de Négócios da Dixit Desenvolvimento Tecnológico Ltda.
E-Mail
[email protected]
Data:
26/02/02
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Gabarito de Fluxograma e as Escolas de Samba, Qual é a Relação?

Os profissionais com mais tempo de carreira até se lembram dele. Sim, aquela chapa plástica, normalmente verde, com vários formatos de figuras e linhas, usadas para a representação gráfica de atividades, tarefas e políticas (regras), normalmente associadas a processos administrativos e de produção. Na época, o disputadíssimo "Flow Chart" da IBM.

Por que do saudosismo? Porque aqueles esquemas de figuras associadas por linhas, setas e conectores de procedimentos e páginas, simplesmente demonstravam como era e/ou como deveria ser um determinado processo (sistema) organizacional e/ou produtivo. Isso é claro, para quem sabia fazer sua montagem/leitura (interpretação).

Interessante, dirão alguns, mas para que serve isso? "Hoje, com as novas ferramentas de desenvolvimento/modelagem, principalmente as voltadas à Internet, conseguimos elaboramos rapidamente várias soluções para processos empresariais e/ou projetos de "web sites ", sem maiores complicações e sem sairmos de nosso computador! Uma delas sempre atenderá às necessidades do cliente".

De fato, em nosso dia-a-dia notamos que a proposição de soluções até são mais rápidas, a tecnologia ajuda muito nesse sentido. Contudo, nem sempre atendem aos reais interesses e necessidades daqueles a quem são destinadas. Por exemplo, alguns "web sites" são verdadeiras jóias e exemplos de dinâmica funcional - abrem-se janelas, piscam "gifts animados", "banners" e "links" -, pena que nem sempre o que é desejado está disponível, ou se está, bem que poderia estar à vista. Exageros à parte. são muitos os "web sites" na Internet que primam pela simplicidade e objetividade, com muita arte e bom gosto.

Porém, o que este assunto tem a ver com a ferramenta chamada fluxograma e as escolas de samba. A resposta é tudo. A fluxogramação de um processo, tecnicamente bem feita, é sinônimo de levantamento de informações junto aos clientes internos e externos, de análise de sua eficiência e eficácia e de recomendações de soluções alinhadas aos objetivos buscados. É a diferença entre soluções naturais e soluções planejadas, ou seja do "pode dar certo" e "da alta probabilidade de ser o certo". Aqueles que possuem ou estão em processo de certificação ISO 9000, sabem do que estamos falando.

Se ainda sobraram dúvidas sobre a importância de se pensar e representar antes o que deve ser feito (planejamento), então, como "cheque mate" cabe o exemplo de excelência operacional de uma escola de samba.

Muitas pessoas durante o Carnaval se questionam como uma escola de samba com mais de 4.000 integrantes, distribuídos em várias alas, desfila harmonicamente nos 700 metros de passarela, por um período pequeno e determinado. Em 1996, um artigo da Super Interessante trouxe a resposta documentando a "linha de montagem do espetáculo" que dura doze meses e os seguintes depoimentos de administração aplicada: "Há um diretor de harmonia trabalhando com mais de trinta assistentes que o ajudam a manter o ritmo. Ele é a autoridade máxima na avenida. Pode expulsar até o presidente da escola, se ele estiver atrapalhando"; "Hoje, o carro de som segue em cima da bateria é o nosso retorno de som. Fica difícil errar"; "A tecnologia ajuda, mas não resolve. É no "balanço", no suingue, que a bateria se dá bem. O importante é a qualidade do ritmista e a boa arrumação dos instrumentos"; "Hoje, com a qualidade técnica praticamente nivelada entre as grandes escolas, a diferença se faz no estilo"; "A filosofia de uma bateria é muito simples: trabalhar em conjunto. O individualista não tem lugar aqui". "Nós ensaiamos bastante, mas é para desenvolver um tipo de comunicação, de entendimento só no olhar"; "Planejamento e organização meticulosa é o segredo".

A mensagem final é que não basta ser rápido, mas sim rápido e preciso, e isso só se obtém com planejamento dos recursos e dos resultados para atender aos objetivos definidos. Em tempo, a técnica de fluxogramação continua disponível, entre outras disponíveis, em modernos aplicativos de informática, tudo se resume em usá-la ou não para buscar nota 10 em todos os quesitos.

.

© 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.