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Autor:
Roberto Gheler
Qualificação:
Presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau
E-Mail
[email protected]
Data:
26/11/03
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O Potencial Paulistano do Turismo de Eventos

Em feiras comerciais e turísticas no Exterior, São Paulo tem sido apresentada como um grande centro de negócios e eventos de todo o Mercosul. O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) tem feito um intenso trabalho participando de diversas feiras internacionais nas quais apresenta a capital paulista e sua potencialidade para receber eventos de todos os portes. Além disso, constantemente tentamos criar mecanismos para que a cidade seja uma referência mundial para promotores.

Desenvolvemos em 2001 o São Paulo Visitors & Meetings Planner Guide, um guia editado em inglês que visa ser uma das mais completas ferramentas para promotores de eventos. Disponível em três versões - Internet, CD Rom e impressa - o guia é distribuído no Exterior, para os principais promotores e organizadores de eventos do mundo, além de consulados e embaixadas brasileiros no Exterior e escritórios Visit Brazil.

A publicação também é fornecida aos jornalistas internacionais que vêm realizar reportagens sobre a cidade. A qualidade das informações contidas foi atestada com o recebimento, no ano passado, do prêmio Melhor Guia do Município, concedido pela Câmara Municipal da capital paulista. A premiação faz parte do São Paulo Capital Mundial de Gastronomia, promovido anualmente pela casa.

A importância da captação de eventos nacionais e sul-americanos também é prioridade para a entidade, tanto que está sendo preparado para ser lançado ainda este ano o São Paulo Turismo e Eventos Guia do Planejador de Eventos. Também em três versões, o Guia foi inspirado no São Paulo Visitors & Meetings Planner Guide. A publicação, com 200 páginas, divulgará e detalhará toda a infra-estrutura para a realização de eventos da metrópole (espaços para feiras e convenções, rede hoteleira e serviços especializados). Além disso, contará com informações sobre atrativos turísticos, culturais, gastronômicos, compras e de entretenimentos da maior cidade do Hemisfério Sul.

Nossa responsabilidade na promoção da cidade é ainda maior a partir deste ano, pois fomos escolhidos pelos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para ser a entidade coordenadora do Comitê Paulistano de Captação e Promoção de Eventos.

Nossas ações já estão se mostrando muito frutíferas nessa área. Só no primeiro semestre foram captados para a cidade de São Paulo, 11 eventos - sendo oito internacionais - que renderão à cidade 82.100 novas pernoites durante o período de realização dos mesmos.

Pensamos também em como oferecer cada vez mais qualidade nos serviços prestados aos participantes. Desenvolvemos em parceria com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) um Balcão de Informações Turísticas, que desde janeiro está presente em algumas das principais feiras da capital paulista. O intuito é criar um clima de hospitalidade junto a esse público. A receptividade ao projeto já foi medida pela grande procura verificada nas últimas edições da Couromoda, Francal e Abrinq.

Para a captação turística não faltam predicados a São Paulo. A principal metrópole da América Latina é cosmopolita, pluralista e aberta a novas iniciativas em todos os setores. Nossa gastronomia, museus e centros culturais, shopping centers e hotéis estão entre os melhores do planeta. São Paulo tem diversas grandes salas de espetáculos. Estamos conseguindo conquistar o coração dos visitantes de negócios e daqueles que aqui desembarcam para participar de congressos, convenções, feiras, exposições, espetáculos artísticos ou de encontros técnico-científicos.

Queremos que esses visitantes também desfrutem das diversas opções de turismo e lazer, entretenimento, diversão, cultura e compras que a cidade propicia. Tanto que desenvolvemos, durante o ano de 2002, o primeiro Plano de Marketing do Turismo da Cidade de São Paulo, que tem como uma das metas fazer com que os visitantes de negócios da cidade tragam um acompanhante e fiquem pelo menos um dia a mais para desfrutar das ofertas da megalópole paulista.

Segundo os estudos do Plano, 57 % das pessoas que visitam a cidade o fazem por motivos ligados a negócios. Se conseguirmos que cada visitante traga um acompanhante e permaneça mais um dia na cidade, teremos um impacto imediato da ordem de 40% na ocupação hoteleira.

Os resultados dessas ações são notados no salto positivo que demos no ranking de classificação da International Congress and Convention Association (Icca) &Mac246; a maior organização mundial da indústria de eventos internacionais. São Paulo subiu 22 posições entre as cidades mais receptoras de eventos no mundo. Pulamos da 70a posição, em 2001, para o 48o lugar.

Queremos subir ainda mais. Para isso não nos cansamos de trabalhar. Os eventos não são apenas importantes para São Paulo, mas também para o Brasil! Esse segmento representa 3,1% do PIB brasileiro, movimentando R$ 37 bilhões, segundo pesquisa realizada entre 2001 e 2002 pelo Fórum Brasileiro dos Convention & Visitors Bureaux e do Sebrae.

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