.
Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Consultor de Empresas de Órgãos Públicos
E-mail:
[email protected]
Data:
27/09/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

O Hábito de Mudar o Hábito

Segundo William James (1840-1910), filosofo, pedagogo, psicólogo e um dos fundadores do pragmatismo norte-americano, 99% das nossas atividades são puramente automáticas e habituais. Se considerarmos o hábito como uma disposição adquirida, pela repetição, para conservar ou reproduzir, com facilidade crescente, atividades exercidas anteriormente, concluiremos que a mudança é uma porta, cuja chave está pelo lado de dentro. Ciente de que a tendência, o interesse e a atenção são componente decisivos para a formação dos hábitos, podemos afirmar que o nosso destino está em nossas mãos, ou melhor, o nosso destino está em nossa mente.

Lembrete: para fazer omelete é preciso quebrar os ovos. Mudando de assunto. Celebrizado como pintor da Última Ceia e da Mona Lisa, com seu enigmático sorriso, o italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) pode ser considerado o profeta da criatividade e o pai da moderna expressão empregabilidade soma das competências e habilidades individuais. Foi inventor, cientista, escultor, engenheiro, músico, desenhista, cartógrafo, matemático e arquiteto, além de dominar outras áreas, como a física, astronomia, zoologia, botânica e fisiologia. A sua fértil imaginação, e curiosidade, o fez viver séculos à frente de seu tempo.

As atividades artísticas são modelos exemplares da diversidade. Mudando de assunto. Consciente de que as constantes mudanças estruturais exigem questionamento, ousadia e humildade, os candidatos à uma carreira bem sucedida precisam se adequar ao novo perfil do profissional empreendedor. A mobilidade do beija-flôr, a consciência de ser um eterno aprendiz, a determinação do alpinista, o espírito de equipe do vôlei, a ética e a cidadania de apóstolo e o uso da matéria-prima mais usada pelos amantes das artes a emoção, são valores indispensáveis no mundo dos negócios..

As quatro estações do ano fazem da natureza o exemplo maior da necessidade, e das vantagens, das transformações. Mudando de assunto. O fluxo de tecnologia através da prática do comércio internacional é um excepcional valor que as empresas agregam, pois já não basta mudar de direção, é preciso aumentar velocidade.

A certificação da ISO (International Organization for Standardization),cujo fundamento básico é escreva o que, e como você faz, e faça como você escreveu é ingrediente indispensável da receita da excelência organizacional. As empresas que não se adequarem à nova versão da ISO.9000, até o dia 14 de dezembro, correm o sério risco de perderem a certificação e, consequentemente, clientes.

Mudando de assunto. A consolidação da marca Made In depende, também, de políticas e ações governamentais, que podem ser motivadas pela simples reflexão da célebre frase do orador, político e prosador romano Cícero (106-43 a.C.) "temos que equilibrar o orçamento, proteger o tesouro, combater a usura e reduzir a burocracia. Caso contrário afundaremos todos". Pelo jeito, o então imbatível Império Romano, não fez o sugerido dever de casa.

Mudando de assunto. A mais espetacular revolução da história da humanidade foi protagonizada pelas mulheres que, nas últimas décadas, invadiram o mercado de trabalho e deram à luz um novo estilo de vida mundial, obrigando as empresas a desenvolverem inovadoras estratégias mercadológicas. Uma dessas profissionais é a Secretária, que será homenageada neste mês pela passagem de sua data comemorativa, e pela nova silhueta gerencial da atividade que exige competência, habilidade especial no relacionamento com as pessoas e a clássica simpatia marca registrada da profissão. Nessa homenagem vale a pena destacar a frase daquela talentosa e simpática comediante da TV brasileira: "está provado que eu não sou apenas um rostinho bonito,mas que aqui tem muita cuca no lance".

Mudando de assunto. Encerro o assunto com a convicção de que o segredo do sucesso profissional, e empresarial, encontra-se no hábito de mudar o hábito.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.