.
Autor:
Paula Laudares Lima
Qualificação:
Instrutora de Planejamento Estratégico do INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial.
E-Mail
[email protected]
Data:
27/12/03
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Plano Estratégico “Vivo”: pensamento e ação integrados garantem realização das estratégias da empresa

O processo de planejamento estratégico inicia-se com a identificação das principais questões estratégicas para a empresa. Questões estratégicas são os principais temas que podem abalar o negócio atual e representam as principais preocupações da alta administração. A natureza estratégica da questão está associada ao alto grau de incerteza e ao alto impacto no futuro do negócio.

Essas questões orientam todo o processo e devem ser respondidas pelo Plano Estratégico a ser elaborado pela empresa, que pode ser feito com apoio de uma equipe de consultores.

O processo de Planejamento Estratégico pode ser dividido em três grandes etapas:

Primeira etapa: Os estrategistas, principais gerentes e diretores da organização, são responsáveis por essa etapa, que consiste na definição de metas globais e formulação de estratégias deliberadas, que devem ser implementadas conforme planejado.

Várias ferramentas gerenciais são utilizadas com objetivo de analisar o ambiente externo e interno da empresa. O processo tem caráter participativo e proporciona condições favoráveis para o desenvolvimento do pensamento estratégico, permitindo que os envolvidos internalizem os conceitos, ferramentas e metodologias e possam utilizá-los no dia-a-dia dentro das organizações.

O papel dos consultores nessa fase é o de apresentar novos métodos e técnicas de planejamento. Além disso, eles conduzem, coordenam e facilitam o processo de formulação, dinamizando os trabalhos e organizando os debates.

A grande lacuna das atividades de Planejamento Estratégico desenvolvidas por diversas empresas é o baixo nível de realização das metas e estratégias definidas na etapa de formulação.

Segunda etapa: consiste no desdobramento das metas globais ao longo da organização e da elaboração de planos de ação em todos os níveis, o que garante a efetiva implementação das ações estratégicas e a obtenção dos resultados planejados. Nas etapas de formulação estratégica e desdobramento das metas, o pensamento precede a ação.

Terceira etapa: é caracterizada pelo controle sistemático da implementação do plano estratégico e dos resultados em relação às metas definidas. Esta etapa do processo é emergente, ou seja, além da implementação do plano formal, novas ações devem ser propostas e algumas ações do plano formal podem ser abandonadas em função das mudanças dos ambientes interno e externo. Nas etapas de implementação do plano e controle, a ação impulsiona o pensar e do pensar emerge a nova estratégia.

Esse processo é aplicado com sucesso em setores públicos, privados e ONG&Mac226;s. O processo deve ser adaptado em função da cultura, porte da organização e complexidade do mercado. Empresas familiares e empresas empreendedoras, com forte presença de um visionário, requerem um processo mais orientado pela visão do líder. Empresas profissionalizadas, de capital aberto, requerem um processo orientado para maximização do valor de mercado da empresa. Organizações públicas requerem um processo participativo voltado para melhoria da qualidade do atendimento.

Os principais desafios de um processo de Planejamento Estratégico são o grau de aderência do processo ao setor, porte e cultura da organização e a integração de etapas formais (formulação e desdobramento) e emergentes (implementação e controle). O objetivo final é a construção de um Plano Estratégico “vivo”, isto é, presente nas decisões do dia-a-dia das organizações. Um processo de planejamento estratégico bem estruturado promove o alinhamento efetivo dos esforços da organização no sentido definido pelas metas globais de melhoria de resultado, de forma sustentável, no longo prazo.

.

© 1996/2003 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.