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Autor:
Tamio Shimizu
Qualificação:
Formado em Matemática; Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP; Prof. Titular e Coordenador de Pós-Graduação do Depto. de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
Data:
28/07/00
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Decisão nas organizações

Uma organização frequentemente se encontra diante de problemas sérios de decisão. Os problemas são, em geral, amplos e complexos, necessitando da opinião e participação de muitas pessoas, em diversos níveis funcionais. O processo de decisão em uma empresa ou organização deve ser estruturado e resolvido de um modo detalhado, consistente e transparente.

Por exemplo, uma empresa estuda a possibilidade de comprar um imóvel para instalação de uma nova filial. Quais seriam os procedimentos estruturados para determinar as alternativas ou estratégias para esse problema de decisão? O que seriam os procedimentos estruturados? Que tipo de imóvel, onde deve estar localizado e quantos imóveis deveriam ser examinados? Quais seriam os objetivos ou critérios para a escolha desse imóvel?

Herbert Simon propõe o modelo de decisão do homem administrador que admite a existência de uma racionalidade limitada, e trabalha com um modelo simplificado da realidade, considerando que muitos aspectos da realidade são substancialmente irrelevantes em um dado instante. Ele efetua sua escolha de alternativa baseado no padrão satisfatório da situação real, considerando apenas alguns dos fatores mais relevantes e cruciais.


O modelo simplificado da realidade pode ser o modelo de empresa moderna definido por Cyert e March (1963), e que corresponde a uma firma ou empresa de grande porte, manipulando múltiplos produtos e operando sob incerteza, em um mercado imperfeito. Segundo este modelo, em um processo de tomada de decisão, uma empresa deve levar em consideração quatro conceitos, que representam a essência da teoria da tomada de decisão nas empresas: a) quase resolução do conflito; b) minimizar a incerteza; c) busca de solução em torno de um objetivo principal; e d) aprendizagem.

Mesmo adotando a simplicidade imposta pela racionalidade limitada, os modelos e métodos de decisão devem ser classificados e analisados com bastante detalhe. Sob o ponto de vista da tomada de decisão, os problemas podem ser classificados em três categorias: problemas estruturados, semi-estruturados e não-estruturados (Turban e Aroson, 1998). Além disso, a decisão sobre qualquer um dos três tipos de problema (estruturado, semi-estruturado ou não-estruturado) pode ser diferenciada por nível de decisão; estratégico (em geral, decisão para 2 a 5 anos); tático (decisão para alguns meses até 2 anos); operacional (alguns dias e alguns meses).

Dependendo do tipo do problema e do nível de estruturação da decisão, os modelos e métodos de decisão devem ser alterados (para outro modelo alternativo ou modelo mais complexo), na medida em que existe incopatibilidade entre os objetivos almejados e os resultados obtidos. Por exemplo, um problema local pode se tornar global, um problema de objetivo único pode se tronar um problema de objetivos múltiplos, um problema com incerteza, usando propabilidade clássica, só poderia ser explicado por meio de novas regras da teoria difusa, etc.


O sucesso no processo de tomada de decisão depende de inúmeros fatores, tais como: Responsabilidade - perante leis e penalidades; Especialização - baseada em conhecimentos teóricos e práticos de especialistas; Coordenação - para transmitir as ordens que devem ser cumpridas e coordenar o processo de decisão; Cacife - para cobrir eventuais fracassos em algumas frentes; e, Tempo - pois o tempo curto pode minimizar a incerteza, mas pode aumentar o risco de uma decisão apressada, enquanto o tempo longo pode trazer novas perspectivas de decisão, mas aumenta o nível de incerteza.

Em geral, a empresa ou decisor gostaria de fazer a seguinte pergunta (denominada pergunta do tipo WHAT-IF?): "o que aconteceria se a condição fosse...?" Para a empresa, talvez não seja interessante conhecer a melhor decisão no momento, mas conhecer as outras alternativas possíveis de decisão. Uma análise das áreas de variação das decisões possíveis pode ser obtida por meio de uma Análise de Sensibilidade das decisões.


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